Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LARAIA, Roque de Barros. Cultura - um conceito antropológico. 14. ed.
Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

ANEXO 1: "Da natureza da cultura ou da natureza à cultura"
1. Objetivo do texto.
O autor expressa várias reflexões de grandes estudiosos sobre o dilema: "a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana". Para Confúcio, por exemplo, "a natureza dos homens éa mesma, são os hábitos que os mantêm separados". Dois estudiosos, Heródoto e Tácito, dizem que o homem pode pode apresentar novas culturas para um determinado grupo, porem o ser humano é tão etnocentrista que seria capaz de apontar todos os pontos positivos de outra cultura, mas sempre exaltaria a sua cultura dizendo que é a melhor que existe. Esta tentativa de explicar as diferenças decomportamento entre os homens mediante a diversidade cultural existe a muito tempo, porem deve-se considerar o determinismo biológico e o geográfico para chegar-se a um termo.

2. Elaboração de 2 questões para discussão em sala.
a) Até que ponto as diversidades somatológicas ou mesológicas influenciam na cultura de um povo?
b) Cite algumas diferenças do comportamento entre os homens, a partir dasvariações dos ambientes físicos.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura - um conceito antropológico. 14. ed.
Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

Fichamento 1: O determinismo biológico.
Objetivo do texto:
O texto expõe que para os antropólogos o determinismo biológico não é fato que determina as diferenças culturais. Para provar esse argumento são executados alguns testes, e em virtude deles chegou-se aconclusão que o nível de aptidões mentais e é quase que o mesmo m todos os grupos étnicos.
Outra análise levantada é que a diferença entre os sexos também não tem força para diferenciá-los mas sim seu processo de ensino e cultura.

Questões:
1. Antropólogos dizem que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais e que o meio em que a pessoa vive é que vai ter totalinfluência sobre a sua personalidade. Como podemos explicar indivíduos que separados de sua família biológica por anos e ao retornar acabam percebendo trejeitos em comum a um irmão?
2. No texto é dito que: "um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada". Não seria importante também levarmos em consideração que o seudeterminismo biológico, ou seja, a sua genética seria considerável o bastante para indicar que uma pessoa seria propicia ou não para desenvolver uma musculatura para a prática de uma atividade?

LARAIA, Roque de Barros. Cultura - um conceito antropológico. 14. ed.
Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

Fichamento 2: O determinismo geográfico.
Objetivo do texto:
Parte-se do princípio que o ambiente físicocondiciona a diversidade cultural. Porém, o autor discorre sobre duas sociedades q habitam a mesma região geográfica, no entanto possuíam conceitos culturais distintos. A posição atual da antropologia diz que os homens não são meros receptores e sim agentes que tem o poder de romper suas próprias limitações.

Questões
1. Até que ponto o determinismo geográfico pode influenciar na cultura de umpovo?
2. De que forma pode-se explicar as diferenças existentes nos homens, se não pode-se fazer esta diferenciação através das limitações biológicas e geográficas?

LARAIA, Roque de Barros. Cultura - um conceito antropológico. 14. ed.
Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

Fichamento 3: Antecedentes históricos do conceito de cultura.
Objetivo do texto
Os primeiros conceitos de cultura surgiram noséc. XVIII que tinha por objetivo demonstrar os aspectos culturais de uma comunidade. O primeiro a definir esse conceito foi Tylor e em seguida Kroeber. Esse tema ganhou proporções tão gigantescas que acabou tornando-se confuso, contudo em 1871 Tylor definiu-o em poucas palavras: 'Cultura é todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que não está ligado à genética, o que independe dela'....
tracking img