Fichamento casa grande e senzala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento:
“Casa Grande e Senzala” – Elide Rugai Bastos.














Descrição:

“Casa Grande e Senzala” foi escrito por Gilberto Freire e publicado em 1933.
Olivro tem como enfoque o período colonial no Brasil, cuja pesquisa foi baseada nos costumes do povo para encontrar as raízes culturais e sua relação com os grupos formadores da sociedade brasileira.Para o autor, a Casa Grande é uma figura de dominação, que representa todo um sistema econômico, social e político. É através desta que o colonizador português tenta impor os costumes europeus àrealidade nacional.
Já a Senzala, é a figura de subordinação que aceita sua situação de escravidão, chegando a ser, para o autor, masoquismo.
O que agiu para a amenização dessa relaçãoentre senhor e escravo, de dominador e subordinado, foi à miscigenação que aconteceu entre os dois, contrariando a relação extrema que possuíam.
No primeiro capitulo do livro, Gilberto Freirefala sobre a organização civil do português aqui no Brasil e a formação do povo brasileiro.
Para ele, o português, devido sua indefinição entre um povo europeu ou africano, adquiriuadaptabilidade a climas diferentes e extremos e também, já estava acostumado à miscigenação.
Com isso, o Brasil se torna “a primeira sociedade moderna constituída nos trópicos com característicasnacionais e qualidades de permanência”, pois foi aqui que os portugueses encontraram um lugar para desenvolvimento e criação de riquezas.
Junto com os indígenas e os escravos negros, os portuguesescomeçam a formar a sociedade brasileira com base econômica agrária, tendo a monocultura da cana de açúcar.
Ainda nesse capitulo, Freire observa um aspecto social da população. Em sua tese, atal da preguiça e debilidade das pessoas não era um problema racial, mas sim social e cultural já que sua explicação baseava-se na subnutrição causada pela monocultura da cana de açúcar e o problema...
tracking img