Traabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Renascimento teve início e atingiu o seu maior brilho na Itália. Daí irradiou-se para outras partes da Europa...

Antes do Renascimento ocorrer, existia a arte medieval que eracontrolada pela Igreja Catolica e era caracterizada pela religião. Ai vinherem os burgueses e se revoltaram porque eles não aceitam ser controlados vamos supor pela igreja católica,eles queriam tudo com o seu próprio esforço. Ai então fizeram a renovação cultural, que é o Renascimento. O Renascimento significou uma nova arte, o advento do pensamento científicoe uma nova literatura, com as características : O antropocentrismo, otimismo, racionalismo, humanismo, hedonismo, individualismo, inspiração na antiguidade clássica.O Renascimento teve início e atingiu o seu maior brilho na Itália. Daí irradiou-se para outras partes da Europa.. Desta forma, criaram-se as condições para a renovação cultural, assim como ocorreuna Itália.
Na Espanha, a forte influência da Igreja Católica e o clima repressivo da Contra-Reforma, dificultaram as inovações. Desta forma, as realizações culturais marcadamenterenascentistas foram reduzidas.
Na Inglaterra, um dos principais expoentes do Renascimento foi Tomas Morus (1475-1535), autor de Utopia, e tmb William Sheakspeare, Foi sob o reinadode Isabel 1 que destacou a obra romeu e julieta.
Em Portugal, o grande representante do renascimento literário foi Luís Vaz de Camões (1525-1580), autor de Os Lusíadas
Na Alemanha,a pintura renascentista consagrou os nomes de Hans Holbein (1497-1553) e Albert Durer.
Costumam dizer que o renascimento foi freado pela investida pelas reformas religiosas,prejudicando o desenvolvimento científico. Mas no certo não houve exatamente um fim, e sim Iniciou-se o Classicismo ,mais crítico,mais opulento tudo ao que herdaram do Renascimento.
tracking img