Museologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

O acervo de arte decorativa do Museu é de coleção fechada, apresentando 3.175 peças divididas em 12 coleções: Cristal, Desenho, Diversos, Escultura, Gravura, Imaginária, Mobiliário, OrdensHonoríficas, Ourivesaria, Pintura, Porcelana e Prataria. São exemplares de várias partes do mundo, dos séculos XVII ao XX, que retratam o estilo de vida da sociedade baiana colonial, imperial erepublicana. Algumas peças:



[pic]



Cômoda-papeleira de tampo inclinado é um móvel muito importante no mobiliário luso-brasileiro, que continuou a ser produzida até o início do século XIX; i otipo de escrivaninha de uso doméstico, urbano e rural.




[pic]

Os serviços de porcelana chinesa de uso imperial, trazidos para o Brasil por D. João Príncipe Regente, foram dispersos após aproclamação da República, sendo atualmente peças raras.






[pic]



Inicialmente rígidos, fixos, os leques de abrir e fechar - leques de varetas, criação japonesa, espalharam-se pelaEuropa a partir do século XVI. Objetos de luxo no século XVII, tornaram-se indispensáveis na indumentária feminina até a primeira metade do século XX. 

[pic]

Este serviço com decoração floral écaracterístico da segunda metade do século XIX.




[pic]

Mesa em jacarandá. Bahia, séc. XVIII-XIX.



[pic]
Conversadeira em jacarandá e palhinha. Bahia, séc. XIX-XX.


[pic]Arca em jacarandá. Bahia, séc. XVIII-XIX.





[pic]

Crioulas da Bahia usando traje de beca. Imagem de acervo do Museu Carlos (observe o traje, e a elegância)





[pic]

MUSEU DE ARTEDA BAHIA


O acervo do MAB foi constituído, essencialmente, pela reunião de duas grandes coleções privadas adquiridas pelo Estado: a de Jonathas Abbott e a de Góes Calmon. A do Conselheiro J.Abbott, notável professor da Faculdade de Medicina, reúne cerca de 200 telas de pintores estrangeiros, dos séculos XVII, VIII e XIX, e foi considerada a primeira pinacoteca do Estado VIII e XIX, e foi...
tracking img