Tps adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA LTDA
ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO














FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO


Trabalho apresentado a disciplina de Teorias da Administração do curso de Administração da Faculdade Anhanguera LTDA
Profº Esp.: Narciso Vites da SilvaRondonópolis / MT
09/2012
Com o aumento das organizações surgiu à necessidade de administrá-las corretamente, então surgiu a Administração.
A Administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance dos resultados, transformar recursos e competências em resultados tangíveis eextraordinários, significa a inteligência organizacional, ou seja, o modo como a organização planeja, lidera e controla suas operações para alcançar objetivos e conseguir resultados.
Cada autor conceitua a Administração de uma forma:
• É o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais.
• É o processo de planejar,organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos.
• É o processo de planejar, organizar liderar e controlar o uso de recursos para alcançar objetivos de desempenho.
• É o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente graças aoplanejamento, à organização, à liderança e ao controle dos recursos organizacionais.
• É o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.
Nos dias de hoje a Administração figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações, o foco central é na organização, administrada quemaneja a tecnologia, a informação e a produtividade. A Teoria Geral da Administração ou (TGA) é um meio de pôr em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações, essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente.
Administrar significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõe a empresa, dirigir econtrolar as suas atividades, a tarefa administrativa está se tornando cada vez mais incerta e desafiadora, pois está sujeita a mudanças e transformações carregadas de ambigüidades e incertezas. A administração é uma visão do mundo e serve de base para construir um modelo capaz de guiar na tomada de decisões em relação ao mundo; não se faz com racionalidade, a teoria e a prática andam juntas umacompleta a outra.
A teoria administrativa atravessou fases bem distintas e que se superpõe, cada uma das fases realça e enfatiza um aspecto importante da Administração.
1. Ênfase nas tarefas;
2. Ênfase na estrutura organizacional;
3. Ênfase nas pessoas;
4. Ênfase na tecnologia;
5. Ênfase no ambiente;
6. Ênfase nas competências e nacompetitividade.

Para o nosso trabalho vamos focar apenas na ênfase nas tarefas.




ÊNFASE NAS TAREFAS
É a abordagem típica da Escola da Administração Cientifica.
Administração Cientifica é o nome que recebeu por causa da tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Teve seu início nocomeço do século XX pelo engenheiro Frederick W. Taylor (1856-1915) Taylor é considerado o fundador da moderna TGA, ele teve inúmeros seguidores e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época.
Sua principal preocupação era eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da...
tracking img