Fichamento campo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: _____. Pierre Bourdieu: Sociologia. (Org. Renato Ortiz). São Paulo: Ática, 1983, p. 122-155.

O autor situa a ciência como produto do meio social, envolvendo relações de interesse e poder que impossibilitam sua total pureza e neutralidade. Isso implica no reconhecimento de que o campo científico não é um espaço de “concorrência perfeita”das idéias, e também em notar que o campo científico cria uma forma muito específica de interesse.

O Campo Científico

O universo da ciência é um campo social como outro qualquer, com suas relações de força e monopólios, suas lutas e estratégias, seus interesses e lucro. Postulado da sociologia da Ciência: verdade do produto reside numa espécie particular de condições sociais de produção.(p.122)

A luta pelo monopólio da competência científica

Campo científico - sistema de relações objetivas entre posições adquiridas em lutas anteriores – é o espaço de mais uma luta concorrencial pelo monopólio da autoridade científica. Autoridade científica é definida como capacidade técnica e poder social de falar e de agir legitimamente. (p. 122)
(…) o funcionamento do campo científicoproduz e supõe uma forma específica de interesse, (as práticas científicas não aparecendo como "desinteressadas" senão quando referidas a interesses diferentes, produzidos e exigidos por outros campos). (p. 123)
Assim, os julgamentos sobre a capacidade científica de um estudante ou de um pesquisador estão sempre contaminados, no transcurso de sua carreira, pelo conhecimento da posição que ele ocupanas hierarquias instituídas. (p. 124)
Pelo fato de que todas as práticas estão orientadas para a aquisição de
autoridade científica (prestígio, reconhecimento, celebridade etc.), o que chamamos comumente de "interesse" por uma atividade científica (uma disciplina, um setor dessa disciplina, um método etc.) tem sempre uma dupla
face. O mesmo acontece com as estratégias que tendem a assegurar asatisfação desse interesse.(P.124)

“Para não correr o risco de voltar à filosofia idealista, que confere à ciência o poder de se desenvolver segundo sua lógica imanente, é preciso supor que os investimentos se organizam com referência a uma antecipação – consciente ou inconsciente − das chances médias de lucro em função do capital acumulado.” (P.125)
“Uma autêntica ciência da ciência só podeconstituir-se com a condição de recusar radicalmente a oposição abstrata (que se encontra também na história da arte, por exemplo) entre uma análise imanente ou interna, que caberia mais propriamente à epistemologia e que restituiria a lógica segundo a qual a ciência engendra seus próprios problemas e, uma análise externa, que relacionaria esses problemas às condições sociais de seu aparecimento;”(p.126)

A acumulação do capital científico

“A luta pela autoridade científica, espécie particular de capital social que assegura um poder sobre os mecanismos constitutivos do campo e que pode
ser reconvertido em outras espécies de capital, deve o essencial de suas características ao fato de que os produtores tendem, quanto maior for a autonomia do campo, a só ter como possíveis clientesseus próprios concorrentes.”(p. 127)
(…) “num campo científico fortemente autônomo, um produtor particular só pode esperar o reconhecimento do valor de seus produtos ("reputação", "prestígio", "autoridade", "competência" etc.) dos outros produtores que, sendo também seus concorrentes, são os menos inclinados a reconhecê-Io sem discussão ou exame. (…) o campo científico deve, entre outras coisas, suaespecificidade ao fato de que os concorrentes não podem contentar-se em se distinguir de seus predecessores já reconhecidos. Eles são obrigados, sob pena de se tornarem ultrapasados e "desqualificados", a integrar suas aquisições na construção distinta e distintiva que os supera.” (p.127)

“Na luta em que cada um dos agentes deve engajar-se para impor o valor de seus produtos e de sua...
tracking img