Fichamento kuhn cap 5e 6 e 7e 8e 9

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 5 ed. São Paulo:
Perspectiva, 1998. 262 p. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira.


Capítulo 5 – A anomalia e a emergência das descobertas científicas.

A ciência normal consiste na acumulação do conhecimento científico “[...] é um empreendimento altamente cumulativo, extremamente bem sucedido no quetoca ao seu objetivo, a ampliação do alcance e da precisão do conhecimento científico” (KUHN, 1998, p. 77). E essa ciência se propõe descobrir novidades e estudar os fenômenos que são descobertos por pesquisadores e a anamolia ocorre quando a pesquisa normal não alcança os resultados esperados. Seguno Kuhn “ a descoberta de um novo tipo de fenômeno é necessariamente um acontecimento complexo queenvolve o reconhecimento tanto da existência de algo, como sua natureza”.(p.81)


Para Kuhn, “a percepção da anomalia – isto é, de um fenômeno para qual o paradigma não preparara o investigador – desempenhou um papel essencial na preparação” da pesquisa. Isso ocorre quando um cientista descobre algo devido a outras etapas percorridas por outros cientistas. Isso acarreta uma mudança deparadigmas para toda a comunidade científica, e “somente depois de articularmos estreitamente a experiência e a teoria experimental, pode surgir a descoberta e a teoria converter-se em paradima”.(p.88)
De acordo com Kuhn o desenvolvimento de uma experiência o primeiro paradigma explica a maoir oarte das observações e um desenvolvimento posterior precisa de um refinamento de conceitos. E mesmoassim, o novidade vem quando um cientista sabe exatamente o que está pesquisando ou o saiu errado. Isso ele chama de precisão e é um indicador de anamolias “Quanto maiores forem a precisão e o alcance de um paradigma, tanto mais sensível este será como indicador de anomalias e, conseqüentemente, de uma ocasião para a mudança de paradigma”( p. 92).


Capítulo 6 - As crises e as emergências dasteorias científicas
Os cientistas são capazes de explicar um número maior de fenômenos “depois da assimilação da descoberta”(p.93). Kuhn mostra que as anomalias podem levar a uma modificação do paradigma ou contribuir para isso. A anomalia é verificada quando, com a utilização de um paradigma, não se obtém os resultados esperados pela ciência normal.
“A emergência de novas teorias égeralmente precedida por um período de insegurança profissional pronunciada, pois exige a destruição em larga escala de paradigmas(…). O fracasso das regras existentes é o prelúdio para uma busca de novas regras”. (KUHN, 1998, p.95)


As novas regras mostram uma crise que pode modificar ou gerar um novo paradigma e a crise gera o aparecimento de novas teorias para resolver as anamolias.De acordo com Kuhn “A história da ciência que (…) nos primeiros estágios de desenvolvimento de um novo paradigma” (p.105) os cientistas investem em novas alternativas, exceto no período pré-paradigmático.
As soluções são geralmente antecipadas, pela ciência realizada antes da crise. A produção de novos instrumentos é reservada para ocasiões que a exigem, “ O significado das crises consisteexatamente no fato de que indicam que é chegada a ocasião para renovar os instrumentos”.(p.105)



Capítulo 7 - A resposta da crise

Kuhn supõe que as crises são pré-condições para a alteração das teorias, e os cientistas não renunciam de imediato ao paradigma que os conduziu à crise.  Mas um paradigma só é abandonado, quando existe um outro para substituí-lo. Os cientistas nãorenunciam ao paradigma que os conduziu à crise. Um paradigma só é considerado inválido quando existe uma alternativa para substituí-la. “O juízo que leva os cientistas a rejeitarem uma teoria previamente aceita baseia-se sempre em algo mai do que essa comparação da teoria com o mundo”. (p.108). Existe também uma segunda teoria ao qual os cientistas rejeitam paradigmas quando se defrontam com anamolias...
tracking img