Fichamento kuhn cap 5e 6 e 7e 8e 9

1607 palavras 7 páginas
FICHAMENTO

KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 5 ed. São Paulo:
Perspectiva, 1998. 262 p. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira.

Capítulo 5 – A anomalia e a emergência das descobertas científicas.

A ciência normal consiste na acumulação do conhecimento científico “[...] é um empreendimento altamente cumulativo, extremamente bem sucedido no que toca ao seu objetivo, a ampliação do alcance e da precisão do conhecimento científico” (KUHN, 1998, p. 77). E essa ciência se propõe descobrir novidades e estudar os fenômenos que são descobertos por pesquisadores e a anamolia ocorre quando a pesquisa normal não alcança os resultados esperados. Seguno Kuhn “ a descoberta de um novo tipo de fenômeno é necessariamente um acontecimento complexo que envolve o reconhecimento tanto da existência de algo, como sua natureza”.(p.81)

Para Kuhn, “a percepção da anomalia – isto é, de um fenômeno para qual o paradigma não preparara o investigador – desempenhou um papel essencial na preparação” da pesquisa. Isso ocorre quando um cientista descobre algo devido a outras etapas percorridas por outros cientistas. Isso acarreta uma mudança de paradigmas para toda a comunidade científica, e “somente depois de articularmos estreitamente a experiência e a teoria experimental, pode surgir a descoberta e a teoria converter-se em paradima”.(p.88)
De acordo com Kuhn o desenvolvimento de uma experiência o primeiro paradigma explica a maoir oarte das observações e um desenvolvimento posterior precisa de um refinamento de conceitos. E mesmo assim, o novidade vem quando um cientista sabe exatamente o que está pesquisando ou o saiu errado. Isso ele chama de precisão e é um indicador de anamolias “Quanto maiores forem a precisão e o alcance de um paradigma, tanto mais sensível este será como indicador de anomalias e, conseqüentemente, de uma ocasião para a mudança de paradigma”( p. 92).

Capítulo 6 - As crises e as emergências das

Relacionados