FICHAMENTO
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1997.

Bordieu desfaz o binômio interesse/desinteresse a partir da paixão: uma vez que o ato desinteressado é simbolicamente recompensado e valorizado pelo campo, o agente não o faz por interesse consciente, mas sim o faz como se por paixão– como se não houvesse outra escolha.

Capítulo 5 – É possível um ato desinteressado?

“Por que é importante questionar o interesse que os agentes podem ter em fazer o que fazem? (..) Lembrar que os jogos intelectuais também têm alvos, que esses alvoa suscitam interesses – coisas que de certo modo todos sabem – é tentatestender a todas as condutas humanas, aí compreendidas as que se apresentam ou são vividas como desinteressadas, o modo de explicação e de compreensão de aplicação universal que define a visão científica, e arrancar o mundo intelectual(…)” (p.137)
Não se pode fazer sociologia sem aceitar o que os filósofos clássicos chamam de‘princípio da razão suficiente’ e sem supor, entre outras coisas, que os agentes sociais não agem de maneira disparada, que eles não são loucos, que eles não significa supor que eles não fazem coisas sem sentido.”(p.138)
Um ato gratuito é um ato do qual não podemos fazer sentido, um ato louco, absurdo, pouco importa, diante do qual aciência social nada tem a dizer qual só pode se omitir.(p.138)

O Investimento

(…) “ em um primeiro sentido, a palavra interesse teria precisamente o significado que atribuí a noção de illusio, isto é, dar impotância a um jogo social, perceber que o que se passa aí é importante para os envolvidos” (…) Interesse é esta em,participar, admitir, portanto, que o jogo merece ser jogado.” (p.139)
Dito de outro modo, os jogos sociais são jogos que se fazem esquecer como jogos e a illusio é essa relação encantada com um jogo que é o produto de uma relação de cumplicidade ontológica entre as estruturas mentais e as estruturas objetivas do [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). Fichamento ato desinteressado bourdieu. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Ato-Desinteressado-Bourdieu/305828.html

MLA

"Fichamento ato desinteressado bourdieu" TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Ato-Desinteressado-Bourdieu/305828.html>.

MLA 7

"Fichamento ato desinteressado bourdieu." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Ato-Desinteressado-Bourdieu/305828.html>.

CHICAGO

"Fichamento ato desinteressado bourdieu." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Ato-Desinteressado-Bourdieu/305828.html.