Fichamento antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento:
• LEITÃO, Débora Krischke. Nós, os outros: Construção do exótico e consumo de moda brasileira na França.

Introdução
Em seu trabalho, a autora analisa o exótico como construção daimagem da moda brasileira pelo publico francês, como pela produção brasileira de moda. Focando na exotização do povo e da moda brasileira tropical pelo público europeu – ilustrado na obra pelopúblico francês- , Leitão mostra como a própria indústria nacional recria a imagem do outro tropical.

Entrando em campo no campo da moda
Com a maior visibilidade alcançada pela moda brasileira nosúltimos anos, a confecção de moda, em especial de luxo, brasileira tem ganhado mais destaque no mercado internacional. O destaque que a moda brasileira tem alcançado tem legitimado o surgimento de um estilobrasileiro de vestir. A autora, por meio de pesquisa de campo realizada no Brasil e na França, analisa a convergência de dois movimentos verificados na produção nacional de moda: a visibilidadeinternacional que a moda brasileira tem ganhado, e o abrasileiramento das temáticas de moda nacional. A moda brasileira se edificando as custas da construção do exótico é objeto de estudo da autora.

Tãolonge
Segundo a autora, a exotismo é, ao contrário do racismo, uma positivação do outro. Entretanto, o exotismo, ainda assim, se aproxima do etnocentrismo, a medida que toma sua própria cultura comoparâmetro de comparação com culturas diversas. Leitão destaca que Segalen afirma que são três os tipos de exotismo: o exotismo geográfico (distancia espacial do outro reflete em diferenças étnicas eculturais), exotismo temporal ou histórico (passado ou futuro idealizados), e exotismo sexual (diferença entre masculino e feminino, independente de distancia temporal ou espacial).
A autora observouque os consumidores franceses de moda brasileira acreditam que a moda nacional é uma materialização de um suposto caráter brasileiro, identificado como alegre, informal, criativo, e livre. Esse...
tracking img