Fichamento antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA E O MUNDO CONTEMPORÂNEO
CULTURA E DIVERSIDADE

FICHAMENTO

‘’ Não precisamos recuar tanto no tempo, porém, para encontrar diferentes formas de organização social e manifestações culturais: nossos antepassados agiam e pensavam de forma muito diversa da nossa. Num passado não muito remoto, a situação da mulher no Brasil, por exemplo, era muito diferente da atual [...] Adiversidade das manifestações culturais se estende não só no tempo, mas também no espaço ‘’. (p.426)

Os grupos sociais constituem muitas formas de simbolizar o mundo, por isto podemos falar em culturas no plural ou diversidade cultural. O modo de valorizar, simbolizar, classificar, e os costumes são diferentes.

‘’ As diferenças são fruto não só das desigualdades sociais – pois encontramos maisdiferenças do que as divisões entre as classes’’. (p.427)

Partilhamos da mesma sociedade, só que cada um vive em sua classe social, mas apesar disso, em nível cultural, podemos encontrar maiores diferenças do que as condições econômicas. Tais como a religião, origem étnica, política e situação cultural fazem parte de uma totalidade.

‘’ Fenômeno unicamente humano, a cultura se refere à capacidadeque os seres humanos têm de dar significado às suas ações e ao mundo que os rodeia [...] É o conceito de cultura que define o campo da Antropologia: compartilha com a Antropologia Biológica e com a Psicologia um mesmo objeto – o homem [...] Não é possível pensarmos, portanto, numa natureza humana independente da cultura: diante de um homem sem cultura estaríamos diante de uma monstruosidade’’.(p.427-428)

A cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo, é todo o complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade. O homem age de acordo com os seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado, portanto, os homens sem cultura seriam monstruosidadesincontroláveis.

‘’Uma coisa, porém caracteriza todas as sociedades humanas: o estranhamento diante dos costumes de outros povos, a avaliação de formas de vida distintas a partir dos elementos da nossa própria cultura. A este estranhamento chamamos etnocentrismo [...] No interior da nossa própria sociedade temos uma série de atitudes etnocêntricas. A intolerância religiosa pode ser um bom exemplo[...] O etnocentrismo se aproxima, portanto, do preconceito [...] A Antropologia encara o etnocentrismo como características das sociedades humanas na medida em que os homens devem estar apegados às próprias crenças e valores em detrimento das crenças e dos valores dos outros grupos – o que não quer dizer que esteja de acordo com as manifestações de caráter violento e opressivo – por outro osantropólogos devem despir-se de todo e qualquer etnocentrismo ’’. (p.430-434)

O etnocentrismo está mais ligado à supervalorização da própria cultura, em detrimento da cultura alheia, usando o próprio padrão de valores para analisar os outros. O que difere do preconceito, que é uma formação pré-concebida sobre algo desconhecido, que se torna fixa.
Não se deve comparar realidades e culturas, pois,embora elas provenham de povos que dividem o mesmo continente, pais ou região, suas histórias, a evolução social de seu povo seguiram rumos diferentes.
Contudo, o antropólogo para lançar os olhos sobre qualquer cultura necessita abster-se de qualquer julgamento de valor.

‘’ Passaremos agora a algumas das consequências trágicas do etnocentrismo: quando este deixa de ser apenas o zelo de umdeterminado grupo com relação as suas práticas culturais em detrimento das práticas culturais dos outros grupos, e passa a servir de pretexto para a eliminação física, moral ou cultural do ‘’ outro ‘’.
O genocídio corresponde à eliminação física de um determinado grupo ou sociedade [...] O etnocídio consiste na destruição sistemática das diferentes culturas indígenas, destruição esta que se...
tracking img