Administracao de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR


















ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS (SUPRIMENTOS)
















DISCIPLINA: Logística Empresarial I
Professor: Heverson Inamar
Alunos: Geatila Carvalho Oliveira
Tamires Santiago
Maria Fabiana Soares
Lucas Aragão RochaAdministração de Compras




Introdução e objetivos


A função compras é um segmento essencial do Departamento de Materiais e Suprimentos que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços. Decidir as quantidades corretas e o momento certo de comprar, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar o andamento, estas tarefas são, portanto, umaoperação da área de Compras, muito importante entre as que compõem o processo de suprimento.


Qualquer atividade industrial necessita de matérias-primas, componentes, equipamentos e serviços para que possa operar. No ciclo de um processo de fabricação, antes de se dar início á primeira operação, os materiais e insumos gerais devem estar dispondo e mantendo-se, com certo grau de certeza, acontinuidade de seu abastecimento de atender as necessidades ao longo do período. Logo, a quantidade do material e sua qualidade devem ser compatíveis com o processo produtivo.


Em todo sistema empresarial, para se mantiver um volume de vendas e um perfil competitivo no mercado e consequentemente gerar lucros satisfatórios, a minimização de custos deve ser perseguida e alcançada,principalmente os que se referem materiais utilizados, já que representam uma parcela por demais considerável na estrutura de custo total.
Podemos concluir então que os objetivos básicos de uma Administração de Compras seriam:


a) Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas produção.


b) Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo deinvestimento afete a operacionalidade da empresa.


c) Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo a padrões de quantidade e qualidade definidos.


d) Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta as melhores condições para empresa, principalmente em condições de pagamento.
Um dos parâmetros importantes para o bom funcionamento da Administração de Compras econsequentemente para o alcance de todos os objetivos é a previsão das necessidades de suprimento. Nunca é demais insistir na informação dessas quantidades, das qualidades e prazos que são necessários para a fábrica operar. São estas informações que fornecem os meios eficientes para o comprador executar seu trabalho, devendo o setor de Compras e a Produção disporem do tempo necessário para negociar, fabricar eentregar os produtos solicitados.


Com os preços de venda extremamente competitivos, os resultados da empresa deverão vir do aumento da produtividade, da melhor gestão de material e de compras mais econômicas. O alto custo das matérias-primas foi o responsável por uma série de modificações na maneira de ver a função do setor de suprimentos dentro da empresa. Até alguns anos atrás, ocontrole dos suprimentos era quase sempre atribuição secundária do gerente industrial ou de níveis hierárquicos inferiores, e foi somente quando algumas empresas começaram ter a produção paralisada por falta de estoque que se reconheceu a importância de planejar e controlar o fluxo de materiais de forma científica e centralizada.


A necessidade de se comprar cada vez melhor é enfatizada portodos os empresários juntamente com as necessidades de estocar em níveis adequados e de racionalizar o processo produtivo. Comprar bem é um dos meios que a empresa deve usar para reduzir custos. Existem certos mandamentos que definem como comprar bem e que incluem a verificação dos prazos, preços, qualidade e volume. Mas manter-se bem relacionado com o mercado fornecedor, antevendo na medida do...
tracking img