Estranhamento cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sentada no banco da praça de alimentação do Shopping, não pude deixar de notar o quanto culturalmente Campo Grande é diversificada. Pessoas comjeitos diferentes de se vestir, de falar, de como se portar diante às outras pessoas, o modo de como se sentar e até o jeito de se cumprimentar. Foramapenas 30 minutos para me deparar com o seguinte estranhamento: o beijo como forma de cumprimento.
Duas moças estavam sentadas comendo um lanche,aparentemente com um sotaque carioca, à espera de um casal de amigos. Quando o casal chegou, elas se levantaram e os cumprimentaram com um beijo no rosto.Não apenas um, mas sim dois (um do lado direito e o outro do lado esquerdo).
Aqui na capital é difícil nos depararmos com tal ação. Por experiência,posso até dizer que é diferente e um tanto quanto esquisito chegar para saudar uma pessoa e ela te dar dois beijos no rosto. Geralmente quem faz ouso de dois beijos são os moradores da cidade do Rio de Janeiro. Causando ainda mais estranheza, há quem dê até três - a população nordestina.
Tudo éuma questão de cultura. Cultura esta que é formada por costumes, por características próprias de cada região aonde cada grupo social irá seidentificar com tais peculiaridades.
A questão do cumprimento acaba sendo uma estranheza cultural pelo fato de estarmos em uma cidade onde não estamosacostumados a saudarmos desta forma. Penso que, apesar de causar um estranhamento, a ação de saudar uma pessoa desta forma é aceito culturalmente no país.
tracking img