Fibras alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A presença de fibras alimentares na nutrição humana é de extrema importância, sendo estas as responsáveis pela retenção de água, moléculas orgânicas, cátions metálicos, e formação de soluções viscosas no organismo. (CARUSO e col. 1999). Caracterizadas como substâncias de origem vegetal, resistentes à ação das enzimas digestivas, apresentam propriedadesfísico-químicas, responsáveis por exercer diversos efeitos fisiológicos. (MATTOS e col. 2000).
O consumo de fibra alimentar pode prevenir doenças intestinais, como constipação, hemorróidas, doença diverticular e câncer de cólon, além de contribuir na prevenção, tratamento e redução do colesterol sanguíneo, diminuindo também doenças cardiovasculares e diabetes. (VITOLO e col. 2007). Sendo que o ideal para semanter uma dieta balanceada, seria consumir no mínimo 20g de fibras alimentares diariamente. (CARUSO e col. 1999).
A semente de linhaça contém 35% de óleo, dos quais 55% são ácido graxo ômega 3 (ácido alfa-linolênico), 15 a 18% de ômega 6 (ácido linoléico) e 20% de ácido oléico (ômega 9). A quantidade dos compostos dispostos ajuda o organismo a ter uma melhor utilização dos mesmos. Além de dispor deuma excelente qualidade de gordura, a linhaça é a mais rica fonte de lignanas e contém também fibras solúveis e insolúveis. (CARREIRO, 2006).
Sendo citada como um poderoso alimento desintoxicante e funcional, que contém em suas propriedades nutricionais, substâncias capazes de agir contra doenças, auxiliando também no controle dos níveis de glicose, redução do colesterol, combate dos radicaislivres e diminuindo os sintomas da menopausa. (FALCONI FILHO, 2007).
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. O ideal seria utilizar o pó na hora, em que este é preparado, para evitar oxidação e perde do valor nutricional. O pó das sementes pode ser utilizado em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada acereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. (VITTA)
(INTRODUÇÃO TEM QUE AUMENTAR E MUDAR O ULTIMO PARÁGRAFO POR CAUSA DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA)



OBJETIVOS


Objetivo Geral


Enriquecimento do bolo Pão de Mel já existente no mercado utilizando fontes de fibras como aveia, farelo de aveia e linhaça propondo um produto com maior valor nutritivo ao consumidor.Objetivos específicos


Caracterização físico-química, microbiológica e sensorial do bolo Pão de Mel já existente no mercado;

Enriquecimento com fibras do bolo Pão de Mel existente no mercado, através da adição de linhaça, aveia e farinha de aveia na formulação;

Caracterização físico-química, microbiológica e sensorial do produto enriquecido;FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Fibra alimentar


Alguns alimentos além de apresentar propriedades nutricionais, trazem também benefícios à saúde de quem os consome considerados estes como alimentos funcionais, entre os quais estão as fibras. (GALLO e col.) Pela portaria 398 de 30/04/99 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde define-se alimento funcional todo aqueleingrediente ou alimento que além de possuir funções nutricionais básicas, ao ser ingerido em uma dieta usual, produz efeitos metabólicos, fisiológicos e/ou benéficos à saúde, devendo possuir segurança para consumo sem supervisão médica. (PIMENTEL 2005).
Nos países industrializados, os alimentos naturais passaram a ser substituídos por produtos processados e refinados, desta forma elevaram-se os níveis dedoenças crônicas na população, fato este que possibilitou o reconhecimento e a importância da fibra alimentar, que passou a ser indicada na alimentação cotidiana. (BURKITT, 1973)
Fibras em quantidades suficientes em uma dieta, além de regularizar o funcionamento do intestino e outros problemas, também desempenham funções importantes como à assimilação de outros nutrientes (FONTES, 2005)....
tracking img