Homem como centro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

ISABELLE HAMINY T. DE SOUZA CRUZ
KAYLA RODRIGUES DE OLIVEIRA
IGOR HENRIQUE NORONHA DE SOUZA
MILENA GOIS FERNANDES
HILDEGARDES MARIO DRESCH
CRISTIANE CAROLINA PINHO MAIA
RAYANNE SILVA NASCIMENTO
FELIPE BORGES FARIAS

A CIÊNCIA DA PSICOLOGIA

BOA VISTA – RR
2012
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL

ISABELLE HAMINY T. DE SOUZA CRUZKAYLA RODRIGUES DE OLIVEIRA
IGOR HENRIQUE NORONHA DE SOUZA
MILENA GOIS FERNANDES
HILDEGARDES MARIO DRESCH
CRISTIANE CAROLINA PINHO MAIA
RAYANNE SILVA NASCIMENTO
FELIPE BORGES FARIAS

A CIÊNCIA DA PSICOLOGIA

Trabalho referente à disciplina de Psicologia Aplicada ao Direito, oferecido no 1° semestre do curso de Direito, turma 1DiN-A da Faculdade Estácio Atual, sob orientação doprofessor Jaime Natalino.

BOA VISTA – RR
2012

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 5
O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA...................................................................................................7
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 7
PSICOLOGIA FISIOLÓGICA 8
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 9
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE 10
PSICOLOGIA CLÍNICA 11
PSICOLOGIA SOCIAL 12
PSICOLOGIAORGANIZACIONAL E INDUSTRIAL 13
CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRAFIA 15

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa a abordagem sobre algumas das enormes diversidades do campo da Psicologia, como a Psicologia do desenvolvimento, fisiológica, experimental, da personalidade, clínica, social e industrial.
Para a elaboração deste trabalho, procuramos apresentar os temas em seus vários aspectos: sua história, asabordagens teóricas e os temas básicos.
O trabalho tem como objetivo compreender a amplitude e a profundidade dos tópicos, observando as diversas subdivisões do campo da Psicologia, afim de mostrar todos os aspectos do pensamento e comportamento humano que a Psicologia trabalha, sendo o comportamento seu principal objeto de estudo e de investigação.

O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
O fundadorda psicologia como ciência foi Wilhelm Wundt (1832 – 1920) Em 1879, na universidade de Leipzig, na Alemanha, Wundt criou o primeiro laboratório experimental de psicologia. Este foi o marco histórico da psicologia como ciência. A psicologia separa-se da filosofia e torna-se ciência. Ele utiliza os mesmos métodos experimentais das ciências naturais, particularmente as técnicas utilizadas pelosfisiologistas.

Wundt acreditava que os psicólogos deveriam investigar os “processos elementares da consciência” (experiência imediata), suas combinações e relações, da mesma forma que os químicos estudam os elementos fundamentais da matéria. Os psicólogos deveriam estudar a consciência humana as experiências sensoriais fazendo uso do método da introspecção analítica, na qual o psicólogo seconcentrava em seus próprios movimentos psíquicos internos tentando descobrir e relacionar as estruturas que levam e causam a consciência, ou seja, é o exame do próprio estado mental.


PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Esta área de conhecimento da Psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor, intelectual, afetivo emocional e social, desde o nascimentoaté a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.
Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia.
Elas foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamento de indivíduos desde onascimento até a idade adulta.
Dentre essas teorias, destaca-se a do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), pela sua produção contínua de pesquisas, pelo rigor científico de sua produção teórica e pelas implicações práticas de sua teoria, principalmente no campo da Educação. A teoria deste cientista será a referência, neste capítulo, para compreendermos o desenvolvimento humano, para...
tracking img