A origem da capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem da capoeira

O jogo foi criado aqui mesmo no Brasil pelos escravos do grupo Bantu-Angoleses e Gongoleses. Desenvolveu-se como luta de revide. Como respostas aosdesmandos, ameaças e surras do feitor, apenas a força e a capacidade física. Braços e pernas;mão e pé; a cabeça, o cotovelo e os joelhos e os ombros eram suas armas.

O nomecapoeira é de origem Tupi. Significa mato ralo de pequenos arbustos: lugar preferido dos negros para o jogo. E Zumbi, um negro guerreiro do Quilombo dos Palmares, éconsiderado o primeiro mestre.

Vicente Ferreira Pastinha,
Mestre Pastinha
(1889–1981)
foi defensor da Capoeira de Angola. Foi uma das grandes celebridades da vida popular naBahia.
Manoel dos Reis Machado,
Mestre Bimba
(1900-1974)
foi o criador da Capoeira Regional



Estilos
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nosmovimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são:ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogorápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une umpouco dos dois primeiros estilos. Foi criada na década de 1970 por rapazes do Rio de Janeiro que montaram um grupo com nome de Senzala. Este último estilo de capoeira é omais praticado na atualidade.

|Mestre Pastinha |Mestre Bimba |


[pic] [pic] [pic]
[pic]
[pic] [pic]
tracking img