PISTAS SOBRE A ORIGEM DA CAPOEIRA

974 palavras 4 páginas
PISTAS SOBRE A ORIGEM DA CAPOEIRA

Quando surgiu a capoeira? De onde veio esse nome? De onde ela vem? Essas são algumas das principais questões que ainda hoje geram polêmica na capoeiragem e no universo acadêmico de estudos sobre a mesma.

Uma das versões para sua origem é afirmada por muitos capoeiristas do estilo Angola1. Eles argumentam que a capoeira é de origem africana e, sendo assim, ela já teria chegado “pronta” aqui no Brasil, vindo a ser bastante utilizada naquele contexto de escravidão que o negro passara a viver. “Essa concepção sustenta que a Capoeira Angola teria ‘surgido’ na África Central, sendo levada para o Brasil pelos negros Angolas” (VIEIRA, 1998). Os que acreditam nessa “tese” insistem que o N’golo2 é o antecessor direto da capoeira, desconsiderando etnias da África que também exerceram influencia na constituição da cultura brasileira como iorubas (com suas danças) e os bantus (com seus ritmos musicais).

Já outros atores sociais da capoeira (e aqui me refiro a estudiosos e capoeiristas) afirmam que a capoeira teve suas origens num suposto Brasil Colonial, por volta do século XVI. Nessa versão, essa atividade corporal teria nascido da “ânsia de liberdade” dos negros escravos, guerreiros, que não suportavam mais os sofrimentos gerados por seus senhores.

Numa noite escura qualquer do século XVI, o primeiro negro escapou da senzala, fugiu do engenho, livrou-se da servidão, ganhou a liberdade... Escapou o segundo e o terceiro, na tentativa de segui-lo, fracassou. Recapturado, recebeu o castigo dos escravos. (...) As perseguições não tardaram e o sertão se encheu de capitães-do-mato em busca dos escravos foragidos. Sem armas e sem munições, os negros voltaram a ser guerreiros utilizando aquele esporte nascido nas noites sujas das senzalas, e o esporte que era disfarçado em dança se transformou em luta, a luta dos homens da capoeira. A capoeira assim foi criada (Jornal da Capoeira, 1996, apud VIEIRA, 1998).

Uma outra percepção, bem

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas