Ferramentas de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Proteção de Sistemas Elétricos de Potência



























































BELÉM-PA
2010
Equipe
James Gibson
GiorgioJacob
Thiago Santos
Wilson Rocha













Proteção de Sistemas Elétricos de Potência



































Trabalho para 4ª avaliação da disciplina Introdução ao Sistema Elétrico de Potência do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto de Ensinos Superiores da Amazônia.Professor: Rildo Arrifano
Turma K1NAB






BELÉM-PA
2010
O objetivo de um Sistema Elétrico de Potência (SEP) é fornecer energia elétrica às várias cargas existentes em uma área de serviço.

Atualmente, o consumidor de energia elétrica está cada vez maisexigente com a qualidade do produto adquirido por ele, ou seja, a energia elétrica. Dessa forma, as técnicas de Filosofia de Proteção aplicadas em Sistemas de Potência desempenham papel fundamental para atender os requisitos destes consumidores, a fim de prover energia elétrica sem variações de tensão ou freqüência, quer seja por oscilações, quer seja por interrupções.

A eficácia de um esquema deproteção é tanto maior quanto melhor forem atendidos os seguintes princípios: Sensibilidade, Seletividade, Coordenação, Segurança, Confiabilidade e Velocidade.

ELEMENTOS COMPONENTES DO SISTEMA DE PROTEÇÃO

1 – Transformador para Instrumentos
1.1 – Transformador de Corrente
1.2 - Transformador de potencial
2 – Relés de Proteção
2.1 - Relés Eletromecânicos
2.1.1 - Relé Primário
2.1.2 - ReléSecundário
2.2 - Relés Eletrônicos ou Estáticos
2.3 - Relés Digitais
2.4 - Relés Numéricos
3 – Equipamentos de Manobra
3.1 - Disjuntores de Alta Tensão
3.2 - Chaves de Alta Tensão 27
4 - Proteção de Transformadores
5 - Proteção de Linhas

1 – TRANSFORMADOR PARA INSTRUMENTOS

Como os níveis de tensões e de correntes em um sistema elétrico de potência são elevados, utilizamos Transformadores de Corrente (TC)e Transformadores Tensão (TP), para diminuir estas grandezas a valores seguros de manipulação pelos equipamentos de medição, controle e proteção.

1.1 – Transformador de Corrente

O TC destina-se a reproduzir proporcionalmente em seu circuito secundário, uma réplica em menor escala da corrente de seu circuito primário com sua posição fasorial mantida, conhecida e adequada para uso eminstrumentos de proteção, medição e controle. Os TC’s são divididos em dois grupos: TC’s de medição e TC’s de proteção.





1.2 - Transformador de potencial

O TP destina-se a reproduzir proporcionalmente em seu circuito secundário, uma réplica em menor escala da tensão de seu circuito primário com sua posição fasorial mantida, conhecida e com o menor erro possível, adequada para uso em instrumentos deproteção, medição e controle.

2 – Relés de Proteção

Relés de proteção são dispositivos que vigiam o Sistema Elétrico de Potência (SEP), comparando os parâmetros reais com o seu pré-ajuste, e ao detectar anormalidades atua diretamente sobre um equipamento ou um sistema, retirando de operação os equipamentos e/ou componentes envolvidos com a anormalidade, além de acionar circuitos de alarmequando necessário.

2.1 - Relés Eletromecânicos: São os pioneiros da proteção, elaborados, projetados e construídos com predominância dos movimentos mecânicos proveniente dos acoplamentos elétricos e magnéticos. Os movimentos mecânicos acionam o relé, fechando os contatos correspondentes. Em relação ao princípio básico do funcionamento, o relé eletromecânico atua fundamentalmente de dois modos:...
tracking img