Fernanda escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os tipos de planejamento que existem em organizaçõe
O ambiente organizacional deve ser constantemente planejado. Isso ocorre porque as empresas da atualidade vivem em um ambiente turbulento, marcadopor oscilações, concorrência e competitividade acirradas.

Dentro das empresas, a técnica de planejamento se processa em três níveis empresariais. Hoje em Negócios iremos tratar sobre os tipos deplanejamento.

As organizações são facilmente entendidas em sua forma hierárquica visualizando a famosa pirâmide organizacional, que divide a organização em três níveis hierárquicos: o estratégico,o tático e o operacional.

O nível estratégico corresponde ao nível mais alto da pirâmide organizacional, representado pela cúpula ou alta administração detentora das habilidades conceituais evisão estratégica. Também é conhecido como nível institucional, de onde partem as diretrizes estratégicas.

O nível tático ou intermediário está representado pelos articuladores entre o nívelestratégico e o nível operacional.

O nível operacional é a base da pirâmide, representado pelos colaboradores que irão executar as tarefas de forma adequada e eficiente.
Oliveira (2007), levando emconsideração esses grandes níveis hierárquicos, classifica o planejamento em três tipos:
a) planejamento estratégico;

b) planejamento tático;

c) planejamento operacional.

O planejamentoestratégico está associado ao primeiro nível organizacional, caracterizado por estabelecer objetivos de longo prazo que tem um poder de impacto global, ou seja, afetam a organização como um todo.O planejamento tático relaciona-se ao nível tático, traçando objetivos de mais curto prazo e que afetam somente alguma área funcional da empresa.

Já o planejamento operacional “é a formalização,principalmente através de documentos escritos, [...] metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados [...] a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa” (OLIVEIRA, 2007, p.19)....
tracking img