Fenomenologia segundo edmund husserl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma primeira definição
Fenomenologia - o nome diz-nos tratar-se de uma ciência dos fenómenos. A palavra Fenómeno, do grego phainómenon, significa “aquilo que aparece”. A palavra deriva do verbogrego phainomenai: “eu apareço”. O que “aparece” é aquilo que se mostra à luz. Apesar da palavra “fenómeno” designar o que “aparece”, ela é usada preferencialmente para designar o próprio aparecer, istoé, o fenómeno da consciência ou, usando o que Husserl considerava o fenómeno subjectivo. Trata-se, no caso, de uma relação interdependente entre o aparecer e o que aparece, entre o sujeito doconhecimento e o mundo conhecido, entre a consciência que conhece e o mundo ou objecto que aparece ou se mostra cognoscível. A fenomenologia, portanto, ocupa-se do “fenómeno” em duplo sentido: na sua estruturae no seu aspecto.

Fenomenologia segundo Edmund Husserl
Segundo Edmund Husserl fenomenologia é compreendida como o método da crítica, do conhecimento universal das essências, é o método que é aprópria ciência da essência do conhecimento, ou doutrina universal das essências.
Segundo esta breve definição, a fenomenologia é um método, o que significa dizer que ela é o caminho da crítica doconhecimento universal das essências. Assim, para Husserl, a fenomenologia é o caminho, é o método que tem por meta a constituição da ciência da essência do conhecimento. A fenomenologia é o conhecimento doconhecimento.
Tomando distância de uma “esfera natural de investigação”, Husserl compreende o método fenomenológico como radicalmente diverso do método das ciências naturais. Ele apresenta umprojecto de construção filosófica, independente em relação ao modelo gnosiológico constituído com base nas ciências exactas, tais como a matemática, a geometria, a física. Trata-se, claramente, de umaabertura de possibilidades que se apresenta apropriada ao conhecimento humano, na perspectiva da sua formatação e pela superação das suas realidades já configuradas.
A fenomenologia indicada por...
tracking img