Fenomenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
(xis) Origem da Palavra Fenomenologia
Origina-se do grego, composta por duas partes:
FENÔMENO: Aquilo que se mostra, que aparece a nós. Aparece a nós primeiramente pelos sentidos.
LOGIA:Capacidade de Refletir, um discurso esclarecedor
Os estudos referentes a fenomenologia iniciou-se com os filósofos pré socráticos (EX: Tales de Mileto, Pitágoras...) mas teve ênfase com o filósofo alemão ,Edmund Husserl, que foi quem estudou detalhadamente a fenomenologia.
Segundo Husserl, toda nossa relação com o mundo não teria razão se não começasse pela percepção, ou seja, pelos sentidos. Nós éque buscamos o sentido daquilo que se mostra, cabe nos refletir ...
...COMO SE MOSTRA?
... O QUE É O SER HUMANO?
... COMO CONHECÊ-LO?

A palavra fenomenologia não é nova, é na verdade inspiraçãodos filósofos gregos na palavra phaenomenon, que tem como sentido, simplesmente aquilo que se mostra. A palavra phaenomeno é justamente a relação humana com aquilo que aparece, consolidando que tudo oque nos fazemos tem haver com o que aparece, de modo que a palavra grega quer mostrar nossa relação com o mundo.
O fenômeno é considerado o objeto da investigação fenomenológica e a intuição o seuinstrumento para buscar o conhecimento. A intuição equivale à visão intelectual do objeto de conhecimento, do dado analisado, que é o fenômeno, ou seja, aquilo que se apresenta ao sujeito que oquestiona. A intuição só é possível devido à intencionalidade da consciência. Toda consciência é consciência de algo é a máxima da fenomenologia, segundo Husserl.

(sandra)No início do século XX, com EdmundHusserl , a fenomenologia se consolida como uma linha de pensamento. A partir de Husserl, a expressão fenomenologia passou a ter um significado totalmente novo, e é com esse novo significado, que naépoca contemporânea este vocábulo é empregado. Husserl define a fenomenologia como ciência dos fenômenos, sendo o fenômeno compreendido como aquilo que é imediatamente dado em si mesmo à consciência...
tracking img