Ambiente e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Complemento – Ambiente e Sustentabilidade
ATITUDES FACE AO AMBIENTE
O meio ambiente inclui não só os factores abióticos como o clima e a geologia, mas também os seres vivos que habitam uma determinada comunidade ou biótopo.
O conjunto dos seres vivos e não-vivos que habitam um determinado espaço geográfico chama-se ecossistema. O conjunto dos ecossistemas da Terra é conhecido por biosfera.O meio ambiente afecta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução levando, por vezes, ao territorialismo mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente, a sua qualidade, determina o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat. Por outro lado, os seres vivos tambémalteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramático é a construção dos recifes de coral por minúsculos invertebrados, os pólipos coralinos.
As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema incluem a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútuasobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras Da evolução destes conceitos e da verificação das alterações de vários ecossistemas, principalmente a sua degradação pelo homem, levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relações entre o Homem e a Biosfera, principalmente do ponto de vista da manutenção da sua saúde, não só física, mas também social. Por outro lado, apareceram também os conceitosde Conservação e do Conservacionismo que se impuseram na actuação dos governos, quer através das acções de regulamentação do uso do ambiente natural e das suas espécies, quer através de várias organizações ambientalistas que promovem a disseminação do conhecimento sobre estas interacções entre o Homem e a Biosfera.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Os dados precisos sobre a produção e qualidade damaior parte dos resíduos sólidos, vê-se, pela constatação da presença de resíduos de forma indiscriminada no ambiente, além daqueles dispostos em sistemas de controle, é que as quantidades são elevadas e os problemas decorrentes, bastante graves.
A reflexão sobre resíduos, conduz à percepção da existência de tecnologia e políticas originárias dos países desenvolvidos. Nos últimos anos, assistimos àimplementação dos recipientes descartáveis – latas, vidros, e embalagens plásticas – que aumentam o consumo de energia, inundam o ambiente com material não-passível de decomposição biológica e convergem com a estratégia da propaganda, na formação de uma cultura consumista. Esta implementação oculta uma estratégia de mais de dez anos das principais indústrias de embalagens no país e dos seusprincipais clientes, que vêm subsidiando programas "ambientalistas" de reciclagem daquelas embalagens.
As embalagens descartáveis só foram possíveis (e o seu crescimento depende disso), a partir da reciclagem de uma parcela significativa das mesmas, pela não-disponibilidade de matéria-prima (e/ou viabilidade económica) após ser atingido um certo estágio de produção – principalmente sílica e alumínio.Ou seja a acção dos ambientalistas alimenta a "helicóide" da produção das embalagens descartáveis, e do consumo. As projecções falam em triplicar as 60 milhões de latas fabricadas por mês.
A produção de 15 latas de cerveja consome, aproximadamente, o equivalente em energia a um litro de gasolina. "A quantidade de energia eléctrica consumida a cada ano para a fabricação destes recipientes debebida, mesmo contando-se aquelas latas recicladas, seria suficiente para suprir as necessidades eléctricas de uma cidade".
O uso intensivo de energia para a produção de alumínio repercute na sociedade como um todo, que deve (deveria) então, a meu ver, ser destinado a fins mais nobres, do que à produção de latas de bebidas.
A promoção da principal produtora de latas no país, premiando os...
tracking img