Utopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS MONOGRAFIA – CNM5420

FRANCIELI ARSEGO

CATOLICISMO E PROTESTANTISMO: A INFLUÊNCIA DE AMBOS NA VIDA ECONÔMICA DA IDADE MÉDIA AOS DIAS ATUAIS

FLORIANÓPOLIS/SC 2008

FRANCIELI ARSEGO

CATOLICISMO E PROTESTANTISMO: A INFLUÊNCIA DE AMBOS NA VIDA ECONÔMICA DA IDADE MÉDIA AOS DIAS ATUAIS

Monografiaapresentada para conclusão do Curso de Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Prof. Idaleto Malvezzi Aued.

FLORIANÓPOLIS/SC 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

A banca examinadora resolveu atribuir a nota............ a aluna Francieli Arsego (Matricula 0110719-4) na disciplina CNM5420 –Monografia, pela apresentação deste trabalho.

Banca examinadora: __________________________________ Prof. Presidente

__________________________________ Prof. Membro

__________________________________ Prof. Membro

RESUMO Este trabalho tem como objetivo mostrar as relações entre as religiões Católica e Protestante na formação do pensamento econômico. Objetiva entender o surgimento e ainfluência que seu pensamento tem sobre o povo e suas atitudes. Observa-se que cada uma tem uma influência diferente na economia mundial, e procura-se aqui mostrar essas diferenças, mostrar como elas afetam a formação social e econômica de seus países seguidores. Procura-se também mostrar como surgiram os sistemas econômico e capitalista, presentes hoje no mundo todo, e como as duas diferentesorganizações religiosas estão ligadas a esse sistema. É claro e sabido por todos, que as duas organizações influenciam de forma diferente o modo de vida de seus seguidores, que são também os trabalhadores da sociedade. Deste modo, de uma forma bastante sucinta, evidencia-se o comportamento dos trabalhadores adeptos do catolicismo e ao protestantismo. Para finalizar, ressalta-se o fato de que mudançasocorreram nas duas organizações religiosas, e é feita também uma breve comparação entre duas nações com população predominantemente protestante e católica. Palavras-chave: Catolicismo. Protestantismo. Capitalismo.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................................................... 5 1.1 PROBLEMÁTICA DAPESQUISA..................................................................................................... 5 1.2 OBJETIVOS ...................................................................................................................................... 5 1.2.1 Objetivo geral............................................................................................................................... 5 1.2.2 Objetivos específicos .................................................................................................................. 5 1.3 METODOLOGIA DA PESQUISA ...................................................................................................... 6 1.4 MARCO TEÓRICO PRELIMINAR.................................................................................................... 7 2 O SURGIMENTO DO CATOLICISMO E DO PROTESTANTISMO.................................................. 10 2.1 O CATOLICISMO ............................................................................................................................ 10 2.2 PROTESTANTISMO: A REFORMA PROTESTANTE.................................................................... 12 2.3 CONTRAREFORMA ...................................................................................................................... 18 2.3.1 Principais decisões tomadas durante a Contra-Reforma ...................................................... 18 2.4 A GUERRA DOS TRINTA ANOS ................................................................................................... 19 3 O SURGIMENTO DO...
tracking img