Utopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Utopia

A utopia significa algo não realizável, ou seja, quando pensamos ou sonhamos em realizar algo impossível, isso certamente não será cumprido. Dizem que só o que é real existe e é possívelfazer, muitos têm a visão de que a utopia é colocada como sonho e fantasia.
Quando Eduardo Galeano se refere ao sentido de que a utopia serve para caminhar, subtende-se que quanto mais se sonha,mais se caminha em busca do desejo. Tudo que é real é possível de se alcançar, obter, fazer e realizar. Mais algo que não é real, isso sim é impossível de realiza-lo ou conquistar. A utopia deixaatravés do vídeo, que é bom sonhar e permite muitas sensações agradáveis na vida e no cotidiano.
Eduardo Galeano no vídeo relata varias imaginações, ele usa a linguagem no sentido figurado,colocando o diálogo oposto no que diz, exemplo disso é quando ele diz que “as pessoas não serão dirigidas pelos carros, nem serão programadas pelo computador”. Fala também que “a televisão deixará de sermembro mais importante da família”, isso quer dizer que muitas famílias adotam a televisão como membro do dia-a-dia, ou seja, geralmente muita gente não dispensa o uso de uma televisão, quepassará a ser tratada como os outros eletrodomésticos. O termo utopia fica bem claro quando fala que “os pássaro canta e não sabem por que cantam, e as crianças brincam e não sabem por que brincam”.

“Autopia está no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminha dez passos e o horizonte corre dois passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve autopia? Serve para isso: para que não deixe de caminhar.” (Eduardo Galeano)

Eduardo Galeano deixa bem claro o uso da utopia nas suas citações quando fala de politicas, crianças, família, tecnologia,dinheiro e outros. Então os sonhos e imaginações podem ou não ser realizados ou vivenciados, pois como volto a dizer que o possível é realizável e o impossível é algo que poderá ou não ser...
tracking img