A utopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A utopia

Em sua obra Utopia, Thomas More, relata sobre uma ilha imaginária, onde todos são detentores dos mesmos direitos e deveres como cidadãos. O autor descreve um imaginário reino situado em uma ilha. Nessa ilha vive uma sociedade ideal que pode ser vista como o oposto idealizado da Europa contemporânea de More.

A obra de More se divide em duas partes, na primeira chamada de Cidade Realo autor faz uma análise crítica sobre a economia e a política da Inglaterra de sua época. Nessa análise More demonstra sua insatisfação com a pena de morte atribuída aos crimes de furto, crimes estes majorados em face do desemprego e da fome causado por conta do aumento da produção de lã para as indústrias têxteis.

More atribui a propriedade privada, a causa de toda essa situação de pobreza ecriminalidade propondo a sua abolição e a divisão dos bens materiais de forma igualitária.

Na segunda parte do livro More descreve a Cidade Perfeita existente na ilha Utopia, que se assemelha à Inglaterra. Na Utopia a propriedade privada é proibida por lei e o cultivo da terra é feito em intervalos de dois anos por qualquer cidadão. Todos tem que trabalhar no mínimo 6 horas por dia e um lugarde destaque é dado ao estudo de ciência e de filosofia.

A família monogâmica é o fundamento da sociedade utópica. As mulheres podem se casar com 18 anos e os homens com 22. O divórcio é permitido e o adultério é punido com severidade.

A tolerância religiosa é outro destaque da comunidade utópica, mas todos são obrigados a crer na Divina Providência e na imortalidade da alma.

Neste livroThomas More tem como personagem principal, Rafael Hitlodeu, que era um homem que se enquadrava perfeitamente nos padrões de um português de origem judaica.

Então Rafael passa a contar uma de suas muitas histórias a qual relatou que uma viajem que fez para o "Brasil" se embrenhou território a dentro até chegar em uma ilha que tinha o nome de Utopia ou como queira dizer de "Lugar Nenhum", “lugarfeliz”, na qual existia uma sociedade muita bem estruturada, que tinha um sistema socialista, este muito admirado por esta sociedade, que se apaixonou, por este sistema socialista, que passou a defende-lo e lutar por ele se o fosse preciso.
Nesta terra descoberta por Rafael, predominava a igualdade, onde todos trabalhavam igualmente, tinham os mesmos direitos, com um detalhe, todos trabalhavamnaquilo que estavam mais aptos a realizarem. Claro que existiam alguns grupos dentro do Governo de Utopia que eram os padres, os sábios e os juízes, um ponto interessante, estes não se distinguiam como classes econômicas, também ocorria que não importava em que grupo o cidadão de Utopia se enquadrava, era obrigado a trabalhar um certo período na terra, os cidadãos dessa cidade tinha que aprender asatividades agrícolas, pois a sociedade que predominava era basicamente agrícola, para que toda essa estrutura caminhasse corretamente existiam fazendas coletivas, onde acontecendo uma super produção todos os integrantes dessa fazenda ganhavam uma bonificação que era chamada de férias coletivas. Com toda essa estrutura montada e bem organizada os utópicos não se preocupavam com a escassez de comida,com contas para pagar, com problemas existentes em nossa sociedade, tendo mais tempo livre para usufruírem os gozos e prazeres da vida, como a literatura, a música, os passeios nos jardins, e assim gozavam de uma vida, tranqüila e serena.
De acordo com More, o trabalho coletivo resultaria numa produção muito acima da necessária para a manutenção da sociedade. Parte pode ser reservado paraeventualidades, outra parte doada para os pobres de alguma nação vizinha. Uma outra parte é reservada para ser vendida a nações vizinhas que queiram comprar. O dinheiro resultante não teria utilidade se não houvessem nações gananciosas e belicosas. Mas como Utopia é uma ilha de paz e igualdade num mundo de violência e exploração, esse ouro vai ser utilizado para contratar exércitos mercenários para...
tracking img