Fenologia

Páginas: 2 (373 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
FENOLOGIA

Michelle de Oliveira

RESUMO
A fenologia é entendida como sendo o estudo de todas as fases ou ciclos vitais das plantas bem como sua ocorrência temporal ao longo dos anos em relaçãoas causas de surgimento quando relacionado a fatores bióticos e anbióticos. A fenologia das plantas detém de grande importância para a compreensão das dinâmicas florestais, auxiliando na preservação detodo o ecossistema. estudos voltados ao bioma do Cerrado são de suma importância, visto sua megadiversividade a qual é vital ara a conservação de toda a biodiversidade mundial, porém mesmo diante detal importância, o Cerrado ainda detém de altas taxas de desmatamento, as quais são causadas, em sua maioria, pelo avanço da fronteira agropecuária bem como pelo aumento da população humana. Opresente trabalho tem como objetivo compreender quais são os fatores bióticos e abióticos que determinam a fenologia das espécies vegetais em áreas de cerrado. Também analisar em quais locais do cerradoestão concentrados os estudos fenológicos para verificar em quais áreas são necessários estudos fenológicos. Como metodologia para produção do referido trabalho será utilizada uma pesquisa bibliográficaaprofundada a qual inclui análise crítica, interpretação literária e compreensão de textos disponíveis sobre o tema “Estudo da Fenologia de Espécies Vegetais em áreas de cerrado”.

Palavras–chave:Fenologia. Dinâmicas florestais. Megadiversividade. Cerrado.

INTRODUÇÃO

REFERENCIAL TEÓRICO

CONCLUSÃO

REFERENCIAS BIBILIOGRAFICAS

AIDE, T.M. Dry season leaf production: an escape fromherbivory. Biotropica, Kansas, v.24, n.4, p.532-537, 1992.

APPANASH, S. General flowering in the climax rain forests of South-east Asia. Journal of Tropical Ecology, Aberdeen, v.1, p.225-240,1985.

BORCHERT, R. Phenology and ecophysiology of Tropical Tress Erythrina poepigiana O. F. COOK. Ecology, New York, v.65, n.5, p.1065-1074, out. 1980.

BULLOCK, S.H.; SOLIS-MAGALLANES, J.A....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenologia
  • Fenologia da Videira
  • Trabalho Fenologia Heitor
  • Fenologia da ameixa americana
  • FENOLOGIA DE CINCO VARIEDADES DE FEIJAO COMUM TRADICIONAIS DO ACRE
  • fenologia de plantas de arroz utilizando os métodos de irrigação por aspersão e inundação
  • Fenologia, Morfologia, Emergência e Produção de Mudas de Cecropia hololeuca Miq
  • Fenologia de visgueiro-do-igapó (parkia discolor spruce ex benth. – mimosoideae, leguminosae) em floresta inundável...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!