Fenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Fenologia é o ramo da Ecologia que estuda os fenômenos periódicos dos seres vivos e suas relações com as condições do ambiente, tais como temperatura, luz e umidade. A migração das aves e a floração e frutificação de plantas são exemplos de fenômenos cíclicos estudados pela fenologia.
O conhecimento da fenologia de uma espécie é básico para se programar atividades como podas, colheitasde sementes, estudos de polinização e planejamento paisagístico.
Este trabalho teve como objetivo observar e descrever o comportamento fenológico apresentado por 10 espécies florestais presentes na prainha municipal de Sapezal e a confecção de um herbário com essas espécies.

PALAVRAS CHAVE: Fenologia, espécies, Prainha Municipal


INTRODUÇÃO

A fenologia é o estudo da ocorrência de eventosbiológicos repetitivos e das causas de sua ocorrência em relação às forças seletivas bióticas e abióticas e da sua interrelação entre as fases caracterizadas por estes eventos, dentro de uma mesma ou de várias espécies (Lieth 1974 et al Daniela Custódio).
O conhecimento sobre a fenologia permite avaliar adisponibilidade de recursos ao longo do ano (Morellato,1995). Assim, o conhecimento dafloração e frutificação permite prever períodos de reprodução das plantas, seus ciclos de crescimento e outras características de grande valia no manejo florestal (Fournier, 1974; 1976)
O Brasil possui a flora arbórea mais diversificada do mundo, devido a isso suafrutificação é distribuída durante todo o ano e fornece alimento de forma contínua e equilibrada e, proteção a fauna, contribuindo para seudesenvolvimento. (HARRI LORENZI, 2002)









METODOLOGIA
O estudo foi realizado na prainha municipal de Sapezal, ao norte de Mato Grosso,
E para isso foram coletadas manualmente 10 amostras de espécies nativas, identificadas e descritas com auxilio de bibliografia especializada.
Nome popular: Faveiro, Sucupira Branca, Fava De Sucupira.
Nome Científico: Pterodon Emarginatus.Fase Fenológica Observada:
Folhagem: Folhas em sua maioria novas ou totalmente novas;
Floração:floração terminando ou concluída, frutificação.
Características da planta: Altura de 8-16 m, com tronco de 30-40 cm de diâmetro. Folhas compostas pinadas, com 20-36 folíolos de 3-4 cm de diâmetro. Fruto legume monospérmico achatado.
Área de ocorrência natural: Minas Gerais, São Paulo, Goiás e MatoGrosso do Sul, principalmente no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua.
Madeira: Pesada, bastante dura, difícil de rachar, de longa durabilidade mesmo quando em contato com o solo e umidade.
Utilidade: A madeira é própria para construção naval e civil, assoalhos de vagões e carrocerias. A árvore é ornamental e indicada para reflorestamento.
Informações Ecológicas: Característica deterrenos secos e arenosos do cerrado. Produz anualmente boa quantidade de sementes.
Época de Floração e Frutificação:Floresce em setembro-outubro. A maturação dos frutos verifica-se de junho a julho com a planta já quase totalmente despida da folhagem, permanecendo, entretanto na árvore por mais algum tempo.
Obtenção de Sementes:Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a quedaespontânea, ou recolhe-los do chão.
Produção de Mudas:Colocar as sementes, os frutos inteiros ou cortados para germinação, logo que colhidos, diretamente em recipientes individuais mantidos em ambiente semi-sombreado e contendo substrato organo arenoso, irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 30-50 dias e a taxa de germinação é baixa.





Nome popular: Marmelito-do-campo,Marmelito-do-cerrado
Nome Científico: Licania Humilis
Fase Fenológica Observada:
Folhagem: Aparecimento de folhas novas
Floração:Presença de frutos novos
Características da planta:Altura de 3-6 m, copa globosa. Tronco curto, fruto carnoso, de 2-4 cm de comprimento, contendo uma única semente.
Área de ocorrência natural:Cerrados do Planalto do Brasil.
Madeira:moderadamente pesada, pouco...
tracking img