Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cibercultura
(Pierre Lévy, São Paulo: Editora 34, 1999)

Na primeira parte, Definições, do livro Cibercultura de Pierre Lévy, apresenta uma visão que o autor tem em relação à técnica, cultura esociedade. Ele introduz o capítulo fazendo elucubrações filosóficas sobre o sentido da palavra “impacto” como sendo inadequada ao se fazer uma ligação com a tecnologia.
Mesmo sendo escrita há 15 anosé uma explanação bem atualizada de fácil interpretação. Em sua narrativa analítica, o autor sinaliza que a sociedade encontra-se condicionada, mas não determinada pela técnica. Ele enfatiza que atécnica é produto de uma cultura, e uma sociedade encontra-se condicionada a sua técnica. Essa técnica abre várias vertentes em todos os aspectos da vida social e, portanto, sem ela, algumas opções sociaise culturais não poderiam ser idealizadas.
Destinada não somente aos que conhecem o universo do Ciberespaço, mas, também, para quem queira conhecer, nesse capítulo o autor utiliza-se da linguagemmetafórica em oferecer ao leitor a oportunidade de perceber que o Ciberespaço está provocando uma reviravolta na cultura humana. Compreendendo, ainda, reflexões sobre interatividade e sinaliza sobrediferentes mídias ao apontar para a grande potencialidade interativa do ciberespaço. O Ciberespaço atribui ferramentas para a pesquisa e a troca de conhecimento passa a ser mais interativo.
EmDefinições, Pierre Lévy une técnica, sociedade, cultura, arte, educação, cidadania em um único espaço. Reflete acerca do impacto das tecnologias sobre a construção da inteligência coletiva: termo denominado peloautor como “veneno e remédio da cibercultura”.
Nesse capítulo o autor divaga sobre os caminhos da humanidade nas práticas sociais mediadas pelas tecnologias digitais e ao contrário do que muitospensam, o Ciberespaço não veio confrontar com outros meios, apenas possibilitar formas mais práticas de relacionamento, de conhecimento e interação que, de certa maneira, facilitam a nossa vida....
tracking img