Faz de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAZ DE CONTAS
A brincadeira proposta foi um teatro em que as crianças pudessem se interagir umas com as outras. A historia a ser representada foi escolhida pelas crianças Branca de Neve e os SeteAnões, foi feito no pátio da escola onde as crianças sentaram em um semi circulo alguns alunos interpretaram os personagens com muito entusiasmo. As histórias infantis constituem uma boa oportunidadepara que as crianças entrem em contato com seus medos e ansiedades.
Se o brinquedo fosse estruturado de tal maneira que não houvesse situações imaginárias, restariam apenas regras. Sempre que há umasituação imaginária no brinquedo, há regras. No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamentepresentes e perceptíveis para elas.
No momento em que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras circunstâncias, brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-secapazes não só de imitar a vida como também de transformá-la.
Para Vygotsky, o brinquedo tem um grande papel no desenvolvimento da identidade e da autonomia. A criança, desde muito cedo, pode secomunicar por meio de gestos, sons e de representar determinado papel na brincadeira, desenvolvendo sua imaginação. A imaginação é um processo psicológico, que, para a criança, representa uma forma deatividade consciente.
Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes tais como, atenção, imitação, memória, imaginação. Amadurecem também algumas capacidades desocialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis.
Vygotsky não agiu em suas pesquisas como mero observador, mas interagiu com as crianças para reconhecer e verificar as suaspotencialidades. Devido a este aspecto de sua concepção, ainda mais nos identificamos com a relação de suas idéias.
Através do jogo de papéis, a criança lida com experiências que ainda não...
tracking img