Faz de conta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
Faculdade de Ciências Humanas
Curso de Pedagogia 3º Semestre

COMENTARIO DO ARTIGO:
Faz-de-Conta: Invenção do possível.
Autora: Adriana KlisysPIRACICABA, 2012.
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

COMENTARIO DO ARTIGO:
Faz-de-Conta: Invenção do possível.
Autora: Adriana Klisys.

Trabalho realizado pelas alunas: Ana Carolina P. de Lima RA:11.4741-2, Ana Paula S. Lara RA: 11.8674-1, Beatriz Sotopietro RA: 11.9523, Bruna Brito RA: 11.7333-5. Francinete D. Gonçalves RA: 11.2461-9, Tais F. Fava RA: 11.5248-7, na disciplina de Pesquisa ePratica Pedagógica I, ministrado pela professora: Aurora Joly Penna Mariotti.

PIRACICABA, 2012.

Faz-de-conta: invenção do possível

A psicóloga Adriana Klisys (USP) desenvolveu umartigo intitulado “Faz-de-conta: invenção do possível”, para a revista Criança (Portal do Mec), no qual ela relata várias situações de jogo simbólico e explica a importância da imaginação para o mundoinfantil.
Segundo esse artigo as crianças sempre encontram relações inusitadas, estabelece conexões que os adultos desconhecem. Segundo ela, um simples saquinho de leite, vira uma bonecaque diverte a criança, por causa dessas relações que fazem com o objeto e a imaginação.
O jogo simbólico é a brincadeira predileta das crianças, relata a autora, pois a vivência lúdica é aalma para a criatividade. O faz de conta é a capacidade de “desenvolver algo e acreditar que é possível ter uma solução criativa para se ter, ser e viver o que se quer”.
O que vemos é exatamenteisso, quantas vezes, quando éramos crianças, pegávamos as coisas da nossa mãe para montar um cenário que ela sempre perguntava: “o que você está fazendo?”, então víamos com aquela explicação ilógica paraa mãe, porem para nós fazia o maior sentido.
A escola, hoje, é o principal local para se comprovar esse tipo de atitude das crianças: a invenção, o faz de conta, o transformar-se em outro. É...
tracking img