Faz de conta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]Introdução
1.1 Justificativa

Na disciplina jogos e brinquedos na infância cursada no 3º semestre de 2012 do curso de pedagogia oferecido pela Universidade Paulista – UNIP, para o presente projeto observa-se uma criança de 6 anos, brincando de faz de conta.

Essa criança estava em uma sala de aula assumindo o papel de uma professora, isso estava acontecendo no quintalde sua casa.

É brincando de faz de conta que as crianças deixam mais claro a situação imaginaria. Esse tipo de situação surge por volta dos 2,3 anos junto com o aparecimento da representação e da linguagem. A partir de então as crianças começam a mudar os significados dos objetos, dos acontecimentos, começam expressar seus sonhos e fantasias e assumir papeis de pessoas que estão no seucontexto social.

É importante ressaltar que o conteúdo das brincadeiras imaginárias vem do mundo social da criança, isso inclui família, as pessoas com quem se relacionam o currículo da escola que frequenta as ideias que são discutidas em sala de aula, etc.

Esse tipo de brincadeira é importante nas escolas, pois ajuda da aquisição do símbolo. É criando novos significados para osobjetos, para situações, é assim que a função simbólica vai se desenvolver. É brincando de faz de conta que a criança está aprendendo a criar símbolos.

Utilizando a linguagem do faz de conta às crianças enriquecem sua identidade, pois experimentam outras formas de pensar.

O brinquedo faz o adulto lembrar-se dos tempos de criança, da infância. E sem duvida ele é fundamental parafazer o imaginário da criança fluir.

As brincadeiras também são muito importantes para a criança entrar na ação lúdica, podemos dizer que a brincadeira é o lúdico em ação.

Para Piaget através das brincadeiras lúdicas, a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos. Para Vygotsky situações imaginária, são brincadeiras onde as crianças vão desempenharpapeis que são resultados das influências sociais que recebeu ao longo dos anos, esse tipo de brincadeira lúdica começa ocorrer por volta dos 3 anos de idade.

É brincando de faz de conta que as crianças deixam mais claro a situação imaginaria. Esse tipo de situação surge por volta dos 2,3 anos junto com o aparecimento da representação e da linguagem. A partir de então as crianças começama mudar os significados dos objetos, dos acontecimentos, começam expressar seus sonhos e fantasias e assumir papeis de pessoas que estão no seu contexto social.



1.2 Objetivos

O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância de:

- Conhecer como se interpreta uma brincadeira imaginária,

- proporcionar dinamismo e criatividade,- desenvolver habilidades e convivência social,

- proporcionar conhecimentos de aprendizagem sobre as pessoas e as coisas do mundo,

- estimular as emoções, recriar situações difíceis, podendo melhor compreende-la,

- promover iniciativa, expressando seus desejos.





















3. Conclusão

A partir do que observamos e discutimoschegamos a conclusão que o faz de conta, o jogo simbólico ou jogo de papeis é uma atividade lúdica que desencadeia nas crianças o uso da imaginação. Através desse tipo de brincadeira a criança pode viver situações que despertam vários sentimentos, como alegria, tristeza, medo, raiva, ansiedade, etc. Elas podem explorar diversos personagens, revigorando o seu desenvolvimento cognitivo e desenvolvera capacidade de planejamento.

Quando a criança está brincando ela esta fazendo de conta que esta vivendo aquela realidade, ampliando sua capacidade de ver o mundo, a brincadeira do faz de conta é um grande momento de aprendizagem da criança.

A partir dos estudos realizados, sabemos que é possível aprender brincando, é possível dizer que os jogos de faz de conta exercem a grande...
tracking img