Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jules Henri Fayol

Nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris, formou-se em Engenharia de Minas pela École Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne. Com 19 anos começou a trabalhar como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry que se encontrava a beira da falência. Em decorrência de seu trabalho comogestor, onde levou a empresa a um novo patamar de resultados, foi promovido a diretor em 1888, quando a empresa já contava com cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918.
Como resultado de suas experiências como gestor à frente da empresa, uma das maiores da França à sua época, publicou em 1916 seu livro "Administration Industrielle et Générale" um dos marcos da história dopensamento administrativo.
O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planear; organizar; comandar; coordenar; e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiamser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. O autor refinou suas conclusões teoricas para chegar a 14 princípios gerais sobre gestão, que serviram como base para muitos autores subsequêntes elaborarem suas próprias propostas.
 
[pic][pic]
[pic]

Em cache - Similares

O engenheiro francês JulesHenri Fayol lutou mais de 30 anos tentando salvar da falência uma indústria de mineração e aço. Seu esforço não foi em vão, pois adquiriu o costume de anotar diariamente os fatos que chamavam sua atenção. Constatou que o que fazia uma empresa funcionar eram 6 funções. Esta divisão é até hoje predominante no processo de departamentalização das organizações.

1.        Funções Técnicas:relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;


2.        Funções Comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutação.


3.        Funções Financeiras: relacionadas com a procura e gerência de capitais.



4.        Funções de Segurança: relacionadas com a proteção e preservação de bens.



5.        Funções Contábeis: relacionadascom os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.



6.        Funções Administrativas: coordenam e sincronizam as demais 5 funções da empresa.


Dentro das funções administrativas, Fayol os 5 elementos fundamentais que todo o administrador deveria dominar: previsão, organização, coordenação, comando e controle. Estes elementos são memorizados pela sigla:




P OC 3


Ele também enumerou as 6 qualidades de um administrador. Atenção para estas qualidades que valem ainda hoje no mercado globalizado altamente competitivo:

BOM ESTADO FÍSICO CULTURA GERAL
CAPACIDADE INTELECTUAL EXPERIÊNCIA
VALORES MORAIS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Todavia, talvez a maior contribuição de Fayol à ciência administrativa tenham sido os14 Princípios Gerais da Administração que, apesar de alguma contestação, servem de guia básico para todos os que desejam gerenciar com sucesso:

01. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

02. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma conseqüêncianatural da autoridade. Ambas devem estar equilibradas entre si.

03. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

04. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.

05. Unidade de direção: uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo...
tracking img