Escola comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Comportamental
O surgimento da Escola Comportamental é uma consequência direta das limitações da Escola Clássica no que respeita às motivações das pessoas. Na verdade, o crescente descontentamento do operariado e o poder crescente dos sindicatos obrigou as organizações a estudarem novas formas de gestão que proporcionassem uma maior satisfação no trabalho. Contudo, é com o eclodir dagrande depressão de 1929 que as organizações em geral e as empresas em particular são obrigadas a intensificarem os seus esforços na busca da eficiência através da motivação dos trabalhadores, ditando assim o fim da Escola Clássica.

MOTIVAÇÃO
A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for. A motivação é a energia ou força que movimenta ocomportamento e que tem três propriedades:
* Direção: o objetivo do comportamento motivado ou a direção para a qual a motivação leva o comportamento
* Intensidade: magnitude da motivação
* Permanência: duração da motivação

A motivação é especifica. Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para estudar ou vice-versa. Não há um estado geral de motivação, que leve umapessoa a sempre ter disposição para tudo. No campo da administração, pessoa motivada usualmente significa alguém que demostra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza. No entanto as pessoa se motivam para fazer coisas que vão na direção oposta á desejada pela empresa, como greves, sabotagens, roubo de mercadorias.

MODELO DO COMPORTAMENTO
* Todocomportamento é motivado
* O comportamento é orientado para a realização de algum objetivo.
* O comportamento que procura realizar algum objetivo pode ser perturbado por conflito frustração ou ansiedade.
OBJETIVO

OBJETIVO

PESSOA

PESSOA

ESTÍMULO
ESTÍMULO

Modelo do comportamento que se baseia na ideia de que todo comportamento é adicionado por algum tipo de estimulo.OBJETIVO
Objetivo é o resultado que o comportamento procura alcançar. Pode ser atender uma necessidade, comprar um carro novo, a felicidade, entrar na universidade, ganhar uma promoção, descansar .A realização do objetivo pode ser obstaculizada por:
* Frustração (ser derrotado por um adversário em uma competição, esquecer as respostas das questões de uma prova, não ter habilidades e osconhecimentos necessários para ser aprovado num teste, perder a hora).
* Conflito provocado por comportamentos simultâneos incompatíveis (decisões conflitantes, como a escolha entre família e trabalho, ou entre trabalho e estudo).
* Ansiedade resultante de ameaça ao bem-estar ou tranquilidade pessoal (em geral , resultante da competição, pressão exercida pelo próprio trabalho ou pelos chefes, ou
máscondições, como baixo salario).

TEORIA DA EXPECTATIVA
MOTIVAÇÃO = EXPECTATIVA (CRENÇA DE QUE O ESFORÇO PRODUZ O RESULTADO) X VALOR ATRIBUIDO AO RESULTADO
OBJETIVO

OBJETIVO

PESSOA

PESSOA

ESTÍMULO
ESTÍMULO

EXPECTATIVA DE RECEBER A RECOMPENSA
EXPECTATIVA DE RECEBER A RECOMPENSA
ESFORÇO INFLUENCIADO PELO VALOR ATRIBUIDO Á RECOMPENSA E PELA EXPECTATIVA DE ALCANÇÁ-LA

ESFORÇOINFLUENCIADO PELO VALOR ATRIBUIDO Á RECOMPENSA E PELA EXPECTATIVA DE ALCANÇÁ-LA

DESEMPENHO
DESEMPENHO

ENTRAR NA UNIVERSIDADE
ENTRAR NA UNIVERSIDADE
ESFORÇO PROGRAMA DE ESTUDOS
ESFORÇO PROGRAMA DE ESTUDOS
PASSAR NO VESTIBULAR
PASSAR NO VESTIBULAR

Douglas McGregor
(1906-1964) foi economista e professor universitário estadunidense, um dos pensadores mais influentes na área dasrelações humanas.Nasceu em Detroit e licenciou-se no City College. Doutorou-se em Harvard, onde lecionou Psicologia Social, e foi professor de Psicologia no MIT. Em 1948 era presidente do Antioch College, em Yellow Springs, e em 1962 lecionava a disciplina de Gestão Industrial na Sloan Fellows.

Herbert Alexander Simon
(Milwaukee, 15 de Junho de 1916 —Pittsburg, 9 de Fevereiro de 2001) foi um...
tracking img