Teoria comportamental a teoria comportamental ou escola do comportamento organizacional surgiu com o livro de herbert a. simon publicado em 1947 (o comportamento administrativo), no qual o autor desenvolve uma teoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Comportamental
A Teoria Comportamental ou Escola do Comportamento Organizacional surgiu com o livro de Herbert A. Simon publicado em 1947 (O comportamento administrativo), no qual o autordesenvolve uma teoria das decisões. Para ele, a decisão é muito mais importante do que a ação subseqüente. A partir daí, as empresas são visualizadas como sistemas de decisões, nos quais as pessoaspercebem, sentem, decidem e agem, definindo seus comportamentos diante de situações com que se deparam.
Mais recentemente, dentro da abordagem comportamental, surgiu um movimento de grande vitalidadedenominado Desenvolvimento Organizacional (DO), voltado para estratégias de mudança organizacional planejada por meio de modelos de diagnóstico, intervenção e mudança, que envolvem modificaçõesestruturais ao lado de modificações comportamentais a fim de melhorar a eficiência e a eficácia das empresas.
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma novadireção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teoriasanteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria da Burocracia).
Teve sua origem a partir de um grupo dissidente da Escola das Relações Humanas que recusava a concepção de que a satisfaçãodo trabalhador, gerava de forma única a eficiência do trabalho. O Behaviorismo defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação, procurando um novo padrão deteoria e pesquisa administrativa.
Aspectos Organizacionais da Teoria Comportamental
- Processo decisório – Dentre várias opções, os decisores escolhem a melhor alternativa (conscientmente ou não).Decisões particulares são reflexos de decisões globais.
- Liderança – A liderança depende do indivíduo, seus seguidores e das condições em que ocorre. Um bom líder precisa entender a organização, os...
tracking img