Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPOSTO DE MARKETING – 4 P’S DO MARKETING

ÁLVARO OLIVEIRA LIMA
NATHALY SANTOS VIEIRA
ADMINISTRAÇÃO
Orientador: Prof. M. Sc. Mário Eugênio Paula de Lima

RESUMO

Estudo sobre o Composto de Marketing, Mix Marketing ou numa definição popular os 4Ps. Define-se em um primeiro momento o que seria o Marketing, e abrange-se em seguida os quatro elementos do mix sendo eles: produto, preço,ponto de venda ou praça e promoção. Para a realização deste artigo, fez-se um levantamento bibliográfico e leitura de diversos artigos a respeito do assunto, ambos localizados com o auxilio da internet – rede mundial de computadores.


PALAVRAS CHAVES: Marketing. Composto. Mix.














INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado de comercialização de produtos e/ou serviçosencontra-se em estágios que mudam constantemente, isso acontece porque os consumidores estão mais atentos e exigem mais. As empresas precisam estar preparadas para atender seus consumidores e se adequarem aos anseios e desejos dos mesmos, sem deixar de lado o objetivo da lucratividade de seus produtos.
Nesse contexto é de grande importância o marketing dentro das organizações. O mesmo nãose refere apenas à propaganda e a publicidade, e sim a um campo complexo de análise de mercado implantando estratégias que levem ao consumidor um composto de fatores que influenciam em sua decisão de compra. Para Philip Kotler, o marketing é um processo que leva às pessoas aquilo que elas precisam. Sendo assim, o profissional de marketing tem que pesquisar, detectar, planejar e colocar à disposiçãodo cliente, exatamente o produto que ele necessita, e para tanto possui uma ferramenta indispensável: O Composto de marketing – 4 Os.
O trabalho apresentado visa explanar sobre o que seria esses 4 Ps do marketing, sua aplicação e importância dentro das organizações, baseado em textos de vários autores pesquisados em artigos disponíveis na internet.














COMPOSTODE MARKETING – 4PS DO MARKETING


De origem latina, “mercare” a expressão anglo-saxônica markenting definia, na antiga Roma, o ato de comercializar o produto. Numa definição mais atual:
É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes bem como a administração do relacionamento com eles,de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (Informação Verbal)1.


Considerando que a venda é objetivo principal do marketing e que o mercado, os desejos e necessidades dos clientes mudam constantemente, existe um conjunto de ferramentas que as organizações devem estar atentas para alcançar estratégias relacionadas ao objetivo esperado. O Composto de Marketing ouMix de Marketing ou ainda melhor 4Ps - produto, preço, ponto de venda(ou praça) e promoção - , é formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e foi proposto por E. Jerome McCarthy em 1960. Segundo Jorge José Elias – economista, mestre em administração e professor de administração mercadológica na FACECAP – esse modelo expressao seguinte raciocínio: “ as empresas produzem um determinado produto, este é alvo de uma promoção, que tem por objetivo comunicar, informar o consumidor sua disponibilidade em uma dada praça (ponto de vendas), a um determinado preço”.
Os quatro fatores do mix de marketing estão interrelacionados, decisões em uma área afetam ações em outra. Por exemplo, quando uma empresa depende do preçocomo ferramenta competitiva primária, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de preço agressiva, já em uma concorrência fora da área de preço, entretanto, as estratégias de produto, distribuição e/ou promoção vêm na frente.


1Definição fornecida pelo Prof. M. Sc. Mário Eugênio Paula de Lima, em uma vídeo-conferência ocorrida durante a aula da disciplina...
tracking img