Fatores que influenciam no aterramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatores que Influenciam no Aterramento

Há vários fatores que podem influenciar num aterramento:
- tipo de solo;
- a geometria das malhas de aterramento;
- a estratificação do solo em várias camadas.
Esses fatores interferem nos dois principais valores finais do projeto de aterramento que são: a resistência da malha da terra, e a possível elevação do potencial dessa malha, em alguns pontos,quando ocorre um curtocircuito de uma fase para a terra, de uma fase para essa malha. Ao se injetar corrente nessa malha, a tensão da malha sofre e isso vai determinar valores limites de suportabilidade do homem.


Potencial de Passo e de Toque

O ser humano, quando é submetido a uma diferença de potencial, é uma impedância. Por ele vai passar
uma corrente, que dependendo da intensidadepode provocar desde um simples mal estar até a carbonização das células, mas antes disso, passa por um fenômeno de contração muscular, quer dizer, existe um limiar de corrente no qual você contraí os músculos. É como popularmente se diz: a pessoa ficou "grudada no fio". Ela coloca a mão, contraí a musculatura e independentemente da sua vontade cerebral, fica contraída, "grudada". Um nível acima dessacorrente é provocado uma fibrilação, ao invés de contrair, a pessoa laceia, aí morre por parada cardíaca.
Acima disso, ocorre carbonização das células, o que é fatal. Geralmente, pessoas e animais são atingidos de forma indireta pelo raio. Isto pode se dar através de três processos, quais sejam: descarga lateral, tensão de passo e tensão de toque. A descarga lateral ocorre quando a pessoa ouanimal não mantém contato com o objeto atingido pelo raio, mas, devido à proximidade e à diferença de potencial elétrico, recebe a descarga elétrica a partir deste objeto.
A tensão de passo ocorre através do contato dos pés de uma pessoa ou das patas de um animal com o solo, porque a superfície do solo próxima ao local da descarga do raio ficará submetida à diferentes potenciais elétricos. Assim,uma corrente elétrica passará através do corpo da pessoa e será tanto maior, quanto mais afastados estiverem seus pés. Esta corrente é mais intensa através de animais como o boi, a vaca, o cavalo, pois, em virtude da distância entre as patas dianteiras e traseiras, a tensão de passo a que ficam submetidos é maior. O que agrava o efeito nestes animais é o fato do coração ficar no trajeto da correnteelétrica. Desta forma é comum a morte destes animais durante uma tempestade, principalmente do gado criado no campo e que procura abrigar-se debaixo de árvores.
A tensão de toque acontece quando a pessoa ou animal está em contato com o objeto no momento em que este é atingido pelo raio. O corpo que toca o objeto não recebe a descarga do raio, mas será percorrido por uma corrente elétrica, porqueas diversas partes do corpo ficam submetidas a tensões diferentes.
Então, quando se projeta uma malha de terra, há algumas grandes preocupações, como o cuidado para que a tomada seja capaz de escoar a corrente para a qual ela vai ser dimensionada. Uma malha para uma
subestação é totalmente diferente de uma malha de terra para a rede primária, porque o nível, a potência de curtocircuito, na casade uma pessoa, é totalmente diferente da potência de curto-circuito de um sistema de 500 mil Volts. Quanto mais alto for o nível de tensão, mais alta a potência de curto-circuito, maior a capacidade de um defeito na penetração da corrente dentro do solo, então a malha deve ser dimensionada para o valor da corrente que deva ser escoada. Essa corrente vai entrar dentro da terra, vai mexer com ospotenciais da malha, portanto deve-se checar esses potenciais para os dois limites: o potencial de passo e o de toque que estão ligados na corrente, no ser humano. A corrente que a malha deve escoar mexe com os potenciais e estes podem estar aplicados em uma pessoa.
A malha de terra é projetada para que tenha baixa resistência, porque a corrente que entrar vai mexer em seus potenciais, assim,...
tracking img