Para raios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito.
Os para-raios são acessórios que interceptam a corrente elétrica, atmosférica e a conduz de forma segura para o solo. proporcionando assim mais proteção as construções.
Existem diferentes tipos de para-raios, sendo estes analisados e estudados para que possa suprir as necessidades de cada situação ,e para que sua eficácia seja a maior possível. Sendo da melhor forma determinadoatravés do levantamento e estudo das necessidades podendo ser adotado um único,modelo até a combinação de todos eles.
Em melhor entendimento e visualização os para-raios, analogamente funcionam como, os telhados das casas,que conduzem a água para as calhas, que por sua vez também as conduz para o esgoto,para evitar inundações dessa forma protegendo objetos e pessoas desse local.para uma noção danecessidade da instalação de um para raio e não só visando a economia mas também podendo ser compreendido como um acessório supérfluo e sem grande utilidade.basta calcular o valor de todos os aparelhos e eletrônicos que você possui e se perguntar:quanto custaria para concertar ou até mesmo comprar todos eles novamente? E qual seria o prejuízo financeiro indireto causada pela falta ou má utilização desseequipamentos.se esta conclusão te preocupar isso significa que você irá precisar de um para-raios , cem que esquecer,que mesmo com um bom equipamento seus aparelhos não estarão totalmente protegidas, pois se os efeitos dos raios vierem pela rede elétrica externa :TV a cabo,sistema de telefonia poderá ocasionar danos.
Mas para termos certeza e maior compreensão que nossa instalação estádevidamente e corretamente instalada é necessário ter um laudo de para raio.
Contendo os resultados das medições ôhmicas(avaliação de aterramento durante a passagem do raio).Do aterramento dentro dos padrões atuais descrição do modelo instalado ,assinado por engenheiro eletricista com A.R.T reconhecida e cópia da documentação do CREA do profissional.Dando um pouco mais de ênfase na necessidade dasinstalações dos para raios .no Brasil Por exemplo campo onde a construção civil vem crescendo gradativamente .Segundo órgãos pesquisadores, o Brasil é um dos países com os maiores índices de descargas atmosféricas.um fator claro é o crescimento dos centros urbanos e grandes cidades.grandes centros urbanos favorecem tempestades por causa da poluição e da formação de ilhas de calor,o aquecimento de umaregião por causa do asfalto e a quantidade de prédios que dificultam a circulação do ar.outro fator é o conhecido aquecimento global que também influenciam para tempestades.Tendo em mente todas essas informações ha utilização dos para raios ficam cada vez mais importantes não só se protegendo mas também se prevenindo das frequentes descarga elétricas.
Princípios de funcionamento
Os para raiossão compostos por sistema de captação, sistema de descidas, sistemas de aterramentos e funcionam da seguinte forma: - O sistema de captação dos para raios, como o próprio nome diz, tem a função de captar (interceptar) a corrente elétrica atmosférica (raios), e conduzi-la para os sistemas de descidas, que distribuem a corrente elétrica, e as envia para os sistemas de aterramento que irão seencarregar de dissipá-la no solo, de forma segura.
TIPOS DE PARA RAIOS EXISTENTES
OS PARA RAIOS PODEM SER:

1 - Gaiola de faraday
2 - Captor franklin sobre mastro
3 - Captor franklin sobre postes
4 - Estrutural
O Para-Raios não atrai a descarga elétrica, pois, instalado num ponto alto e não oferecem resistência à eletricidade, apenas servemcomo um caminho preferencial para a corrente do raio.
       No Brasil, a norma adotada para regulamentar as instalações de Para Raios é a NBR-5419/93 da A.B.N.T. (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que edita as condições mínimas exigíveis para a proteção de estruturas comuns, utilizadas para fins comerciais, residenciais, industriais, agrícolas, administrativos e também para estruturas...
tracking img