Dispositivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE PROJEÇÃO

Sabe-se que a primeira pessoa que utilizou a termo " projeção " em psicologia foi Sigmund Freud mencionando-o pela primeira vez em 1884 (1). Freud o utiliza para designar duasclasses de fenômenos:
- Um mecanismo de defesa contra a angústia, nesse sentido, a projeção consiste em proteger o ego da angústia - tanto se procede do plano instintivo, quanto se origina no superegoou provém do exterior, ou seja, do objeto - impedindo a tomada de consciência de conteúdos internos perigosos, mediante deslocamento face o mundo externo. Dessa forma, mediante este mecanismo, o egopode obter um alívio e uma satisfação e evitar a recriminação. A projeção foi particularmente estudada por Freud na paranóia e também na origem dos sentimentos religiosos.

-Um mecanismo de maioramplitude, consiste de recordações de nossas percepções anteriores, que tendem influir na percepção dos estímulos atuais.
No vocabulário de Psicanálise de J. Laplanche (1986)(2), encontramos umaconceituação mais recente do processo de projeção. "Localização de um dado sensorial na posição que o objeto estímulo ocupa no espaço mais do que no ponto de estímulo sobre o corpo.
CONCEITO DE TÉCNICASPROJETIVAS

O termo técnica projetiva ou teste projetivo foi usado pela primeira vez por Lawrence K. Frank (3) (389 a 413) que no livro "Métodos Projetivos para o estudo da personalidade "apresenta testespsicológicos já conhecidos que se enquadravam na sua conceituação. "Em sua essência, uma técnica projetiva é um método de estudo da personalidade que confronta o sujeito com uma situação à qualresponderá segundo o sentido que esta situaçào tenha para ele e segundo o que ele é, segundo o que ele sentia no decorrer da resposta".
TÉCNICAS PROJETIVAS É A PERSONALIDADE

J. E. Bell (4) considera queas técnicas projetivas estejam ligadas aos conceitos de personalidade que apresentamos a seguir:
"A personalidade não é um fenômeno estático, e sim um processo dinâmico, do qual se deriva a...
tracking img