Aterramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Federal de Educação Tecnológica
Nova Iguaçu, 22 de janeiro de 2013
Professor: Wanderley
Alunos: Nikolas Bigler
Thales Rabelo
Ana Carolina Novaes
Klinsman Carillho
Felipe Mello

ATERRAMENTO
ELÉTRICO

INTRODUÇÃO
 
 
A terra, isto é, o solo pode ser considerado um condutor por meio do qual a correnteelétrica pode fluir, dispersando-se.
Aterramento é a ligação intencional da carcaça de um equipamento elétrico com a terra, que pode ser realizada utilizando apenas os condutores elétricos necessários – é o aterramento direto- ou através da inserção (intencional) de um resistor ou reator, introduzindo uma impedância no caminho da corrente à terra.
Toda instalação elétrica de média e baixatensão para funcionar com desempenho satisfatório e assegurar contra risco de acidentes fatais deve possuir um sistema de aterramento dimensionado adequadamente para as condições de cada projeto.
Um sistema de aterramento visa à:
 
→ Segurança de atuação da proteção;
→ proteção das instalações contra descargas atmosféricas;
→ proteção do indivíduo contra contatos com partes metálicas da instalaçãoenergizadas acidentalmente;
→ uniformização do potencial em toda área do projeto, prevenindo contra lesões perigosas que possam surgir durante uma falta fase-terra.
 
Com isso se torna um meio de proteção essencial para qualquer tipo de instalação elétrica, pois funciona como proteção tanto para o sistema como para o usuário. Entretanto se faz necessário avaliar as condições do solo antes deinstalar o aterramento, para se obter um melhor funcionamento.
 
 

Tipos de aterramento:
Aterramento funcional: consiste na ligação à terra de um dos condutores do sistema, geralmento o neutro, e esta relacionado ao funcionamento correto, seguro e confiável da instalação;
Aterramento de proteção: consite na ligação a terra das massas e dos elementos condutores estranhos á instalação, que visaà proteção contra choques elétricos por contato direto.
Podemos citar também o aterramento de trabalho (temporário), cujo objetivo é assegurar ações de manutenção em partes da instalação normalmente sob tensão, postas fora de serviço para esse fim. Trata-se de um aterramento provisório.
Resistividade do solo:
 
A tabela fornece a resistividade de diferentes naturezas de solo compreendidasentre valores inferior e superior , que podem ser usados na elaboração de projeto de malha de terra, desde que não disponha de medições adequadas. Para cálculos precisos de resistividade do solo é necessário, podem realizar medições com instrumentos do tipo terrômetro.

 
 
Fatores que influenciam na resistividade do solo
 
A resistividade do solo é função de vários fatores que podem variar,dependendo das condições a que este está submetido no instante da medição.
 
 
Composição química:
A presença e a quantidade de sais solúveis e ácidos que normalmente se acham agregados ao solo influenciam predominantemente no valor da resistividade deste. Sabe-se que, quando é necessário reduzir a resistência de uma determinada malha de terra, adicionam-se adequadamente produtos químicos aosolo circundante ao eletrodo de terra. Há vários produtos químicos à base de mistura de sais, que, combinados entre si e na presença de àgua, formam o Gel, produto de uso comercial e de grande eficiência na redução da resistividade do solo. Esses compostos têm as seguintes características:
 
→ São higroscópios;
→ Dão estabilidade química ao solo;
→ Não são corrosivos
→ Não são atacados pelosácidos;
→ São insolúveis na presença de água;
→ têm longa duração ( geralmente 5 a 6 anos )
 
 
O tratamento do solo através da utilização de sal e carvão vegetal ainda de largo uso entre alguns instaladores, não apresenta os efeitos esperados, principalmente pela curta duração de sua eficiência e também pela agressão corrosiva atuante nos eletrodos de terra.
 
Umidade:
A resistividade do...
tracking img