Aterramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATERRAMENTO

Para que um sistema de energia elétrica opere corretamente com uma adequada continuidade de serviço, com um desempenho seguro do sistema de proteção e, mais ainda, para garantir os limites (dos níveis) de segurança pessoal, é fundamental que o quesito aterramento mereça um cuidado especial.
O aterramento de um equipamento ou estrutura é um recurso utilizado nas instalaçõeselétricas em geral, que visam fundamentalmente à segurança e a proteção do material e do pessoal, além da melhoria dos serviços elétricos.
Como a função do circuito elétrico do aterramento é descarregar para a terra corrente elétrica de falta de um aparelho, o valor da resistência de terra deve ser baixo, para que esta corrente de falta possa facilmente circular para a terra circunvizinha, evitandoassim, choques elétricos e outras consequências ao equipamento e seu operador. Daí a importância de se conhecer os métodos de medição de resistência de terra.

O que é um aterramento em Instalações Elétricas? 

Em termos de segurança, devem ser aterradas todas as partes metálicas que possam eventualmente ter contato com partes energizadas. Assim, um contato acidental de uma parte energizada com amassa metálica estabelecerá um curto-circuito, provocando a atuação da proteção e interrompendo a ligação do circuito energizado com a massa. Portanto, a partir do sistema de aterramento, devem-se providenciar uma sólida ligação as partes metálicas dos equipamentos. Por exemplo, em residências, devem ser aterrados os seguintes equipamentos: condicionador de ar, chuveiro elétrico, quadro de mediçãoe distribuição, lavadora de roupas, torneira elétrica, lava-louça, refrigerador, freezer, forno elétrico. No setor elétrico e na indústria, uma análise apurada e crítica devem ser feitas nos equipamentos a serem aterrados, para se obterá melhor segurança possível.

Tipos de Aterramento
 
Aterramentos de serviço: são aqueles que são parte integrante dos circuitos elétricos. Podemos citar comoexemplo: Aterramento do ponto neutro dos transformadores trifásicos ligado em estrela; aterramento de redes de distribuição e também aterramentos que servem de retorno nos circuitos elétricos.
 
Aterramentos de segurança: são aterramentos que evitam acidentes elétricos como pessoal que operam com motores e instalações elétricas. Podemos citar como exemplo: aterramento da carcaça de motores;aterramento das partes metálicas não energizadas de instalações elétricas; aterramentos em medidores de energia elétrica e também nos secundários dos Transformadores para Instrumentos.

Aterramentos Temporários: são aterramentos utilizados durante as manutenções de redes elétricas de distribuição. Estes aterramentos proporcionam um caminho para a terra para correntes provenientes de falhas ouinduções eletromagnéticas. Não há critérios rígidos para a determinação dos níveis ideais de resistência de terra. Este valor é determinado principalmente em função do tipo, da importância e do desempenho da instalação da qual estamos considerando o aterramento. De uma forma geral a determinação destes valores corresponde a três fatores:

Tensão de Passo (Vp): é a diferença de potencial que pode semanifestar entre dois pontos da superfície da terra, separados por uma distância igual ao passo de uma pessoa. Para fins de referência, considera-se geralmente essa distância como igual a 1 metro.
 
Tensão de Toque ou de Contato (Vc): é a diferença de potencial que pode se manifestar entre uma parte metálica aterrada e um ponto da superfície da terra, separados por uma distância que pode seralcançada pelo braço de uma pessoa. Para fins de referência, considera-se geralmente essa distância como iguala 1 metro. Esta tensão também é chamada de tensão de contato.
 
Tensão de Transferência (Vt): trata-se de um caso particular da tensão de toque. É a diferença de potencial que pode se manifestar entre uma parte metálica aterrada e um ponto da superfície da terra, separados por uma distância...
tracking img