Fatores motivacionais no filme a procura da felicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO


















À Procura da Felicidade

Aluna: Maria José Oliveira Sousa





















TERESINA-PI

FAZER RELATÓTIO ABORDANDO OS SEGUINTES PONTOS:

1. Resumo da história do filme
À procura da felicidade relata uma emocionantehistória de um homem lutando pela sobrevivência. Chris Gardner é um vendedor de scanner de densidade óssea, produto pouco vendável, pois é de preço elevado e de tecnologia ultrapassada. Gardner vivia sob pressão financeira, sua mulher via-se obrigada a fazer hora extra para quitar as dívidas mensais.
Em sua difícil jornada, Gardner avista um senhor saindo de uma ferrarri em frente um prédiocomercial. Todos à sua volta pareciam felizes. Ele perguntou ao desconhecido o que e como ele fazia para poder ter aquilo, e a resposta muda sua vida. O homem diz que era corretor de ações, e que para tanto bastava ser bom com números e com pessoas. Gardner coloca na sua mente então que chegará lá um dia, e parte para um processo obstinado de tentativa, superando os mais absurdos obstáculos.Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, a mãe de seu filho, de cinco anos Christopher, está em constantemente sobre forte pressão psicológica. Sem condições de suportar está situação, ela relutantemente decide partir. Gardner, agora, um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor.
Gardner, malconseguia sustentar-se, agora, tinha total responsabilidade de cuidar de seu filho. Eles chegam a dormi no banheiro de uma estação de metrô e depois em abrigos. Mesmo assim, Gardner estagiou seis meses gratuitos numa corretora de valores. Apesar das dificuldades, ele não desistiu. Até que, alcançou a sua felicidade, conseguindo o emprego de seus sonhos. Podendo assim, propiciar melhor qualidade devida ao seu filho.


2. Teorias das necessidades apontadas por Maslow:
Na teoria motivacional de Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influência. Essa hierarquia de importância. Na base da pirâmide estão as necessidades primárias (fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (auto-realização). No filme, àprocura da felicidade, estas necessidades são facilmente identificadas.
Primeiramente, identificamos às necessidades fisiológicas, que é o nível mais baixo de todas as necessidades humanas. Neste nível encontram-se as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio ou calor), do desejo sexual, etc. Essas necessidades faltavam para Gardner, poisobservamos no inicio do filme que ele se vê em um verdadeiro abismo e não encontra solução imediata que resolva a sua crise financeira. Diante desta situação, sua mulher o abandona e deixa a responsabilidade de criar o filho inteiramente com ele. Em seguida vem à necessidade abrigo, situação que ocorre quando Gardner chega a ponto de dormir em albergues, banheiros públicos, tendo em todo momento acompanhia do seu pequeno filho, que o motivava a persistir com seu sonho de melhorar a situação em que se encontrava. Gardner chegou ao fundo do poço. Não tinha suas necessidades básicas atendidas e qualquer estímulo que se lhe fosse oferecido agiria sobre a sua motivação.
Logo em seguida vem a necessidade de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa aformas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida. Gardner busca quando se vê na falta da necessidade fisiológica e dá uma melhor condição para o seu filho. A oportunidade surgiu quando Gardner observou um sujeito procurando vaga para estacionar uma Ferrari vermelha, impressionado ao ver a felicidade no semblante daquele individuo, ele fez duas...
tracking img