Spinning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História do Ciclismo Indoor

O treinamento de Ciclismo Indoor surgiu em 1987 nos EUA, criado pelo ciclista de ultra distâncias, Johnny G.

Ele criou o JGSpinning de onde surgiram muitos outros, como: CICLE REEBOK, PRECISION CYCLING, KAISER POWER PACE, RPM, CYCLING INDOOR.
Chegou ao Brasil em 1995, mas sem fundamento teórico. 

O ano de 2000 marcou o início de uma nova fase da modalidadeno Brasil, Tivemos o primeiro ORIENTATION WEEKEND, com a presença de Johnny G., que por 5 anos retornou ao país para vários eventos. 

Em 2002 por motivos particulares dois dos melhores professores do time JG spinning program se desligaram do mesmo e desenvolveram um novo conceito de se ensinar ciclismo em academias, o CYCLING INDOOR. Criado por Wilson Germano – fisioterapeuta, e Roberto Toscano– Educador físico/ fisiologista, a modalidade então, tomou forma e características de treinamento.

Na mesma época, em Curitiba na academia Swimex foi implantado uma programação de treinamento periodizado coordenado pelo prof. Dr Antônio Carlos Gomes e lapidado pelo professor e fisioterapeuta Fabio A. Dipp, então coordenador do segmento de bike indoor da academia Swimex, em 2006 confirma-se aformatação de um novo programa de treinamento de Bike Indoor, o SÓ PEDAL. Com a intenção de levar os seus praticantes a desfrutar dos benefícios e do condicionamento adquirido com o treinamento em sala para ambientes externos, esse programa tem em seu conceito a integração com o Ciclismo e o MTB, e através da orientação e do incentivo a formação de grupos para cicloturismo e ciclopasseios o SÓPEDAL tende a se tornar um movimento de incentivo ao CICLISMO como ATIVIDADE SEGURA para o DESENVOLVIMENTO e MANUTENÇÃO da SAÚDE.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Monitor de frequência cardíaca;
Capas de gel para selim
squeeze, ou garrafinhas para hidratação;
Toalhas pequenas ou médias;
Trajes apropriados:
»Bermudas com forração especial;
»Camisetas leves em tecidos que transpirem;
»Sapatilhasou tênis com solado mais rígido;
»Luvas anti-derrapantes.

MONITOR DE FREQUÊNCIA CARDÍACA
Toda atividade física tem uma grandeza física que quantifica seu volume e sua intensidade. As atividades aeróbias por definição caracterizam-se por apresentarem movimentos cíclicos, envolvendo grandes grupos musculares e serem realizadas em intensidades submáximas, permitindo que as mesmas sejam toleradaspor períodos prolongados de tempo. Nesses casos o tempo e/ou à distância nos indica o volume do treino e a FC a intensidade do treino.
Obs.: Na falta de, utiliza-se o método de contar os batimentos num intervalo de tempo [utiliza-se 6seg x10 = bpm, mas o mais "preciso" seriam 10seg. Esse método tem uma margem de erro de 10%].

SAPATILHAS OU TÊNIS DE SOLADO RÍGIDO:
Durante boa fase dapedalada, cerca de 40% do ciclo, utilizamos a musculatura da perna como motor primário (sóleo, grastocnêmios, tibial anterior e fíbular longo), para que esse movimento seja eficiente é necessário que os pés estejam apoiados em uma superfície rígida, portanto tênis com solado flexíveis tornam a pedalada ineficiente em até 40%.

NÚMERO DE BICICLETAS X ESPAÇO
As bicicletas estacionárias devem apresentarpossibilidades de ajustes o mais próximo das geometrias de bicicletas de rua. Cada bicicleta necessita em média de uma área correspondente a 2m2, para que exista espaço suficiente para a circulação dos alunos. Uma sala de 40m2 seria ideal para 20 bicicletas de alunos, não contando 1 para o professor e alguns metros de área de circulação. 

SISTEMA DE VENTILAÇÃO
Durante uma atividade física nossatemperatura aumenta. Numa sala com 20 pessoas pedalando, temos que levar em consideração que:
– O ar que expiramos é mais quente do que o que inspiramos;
– Nosso suor é excretado com a mesma temperatura do corpo;
– Nosso corpo aumenta de 0,5 a 4 graus em atividade;
– E que perdemos rendimento quando não conseguimos refrigerar o corpo.
Podemos então dizer que uma sala sem boa ventilação...
tracking img