Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina de Farmacologia – Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Farmacologia Básica

1) Faça a diferenciação entre nomes genéricos, de marca, comercial e patenteado, designados para os medicamentos.

* Medicamento genérico:  É um remédio intercambiável com o produto de marca ou inovador, ou seja, pode ser trocado por este pois tem rigorosamente as mesmas características eefeitos sobre o organismo do paciente. 
 Passou por testes de bioequivalência que servem para comprovar que dois produtos de idêntica forma farmacêutica, contendo idêntica composição, qualitativa e quantitativa, de princípio ativo, são absorvidos em igual quantidade e na mesma velocidade pelo organismo de quem os toma. 
* Medicamentos de marca: São medicamentos inovadores, cuja eficácia,segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente por registro junto ao Ministério da Saúde, através da ANVISA. São os medicamentos que, geralmente, se encontram há bastante tempo no mercado e têm uma marca comercial conhecida. 
* Medicamento de comercial: é o nome dado ao medicamento pelo fabricante, fato que justifica existir o mesmo medicamento com vários nomes comerciais.
*Medicamento patenteado: é um medicamento do qual existe um contrato entre o inventor e a sociedade, onde o inventor torna pública sua invenção recebendo em troca, por tempo determinado, o direito de explorar comercialmente, com exclusividade, aquela invenção. Patente é uma palavra originada da expressão latina “litterae patentes” que significa “carta aberta”.

2) Explique por que tecnicamente deve-seprivilegiar o nome genérico para montar uma lista de medicamentos padronizados em uma instituição hospitalar.

Por que os medicamentos genéricos contém o mesmo fármaco (princípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica. É administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país, apresentando a mesma segurança que o medicamento de referência tem epodendo, assim, ser intercambiável. A intercambialidade, ou seja, a segura substituição do medicamento de referência pelo seu genérico é assegurada por testes apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Ministério da Saúde. 

3) Relate três problemas que possam surgir quando se está administrando medicações por via oral. Quais podem ser as possíveis soluções?
Asações dos medicamentos podem ser influenciadas negativamente como: Interação com os alimentos na digestão, drogas (álcool, cigarro, maconha, cocaína), quando o paciente não poder deglutir, Irritação gástrica, estados patológicos de pacientes como diabetes, hiper ou hipotireoidismo, alcoólatras e diversas ordens gastrintestinais podem responder a determinados medicamentos de maneira diversa dos pacientessem estas afecções.
A solução seria administrar o medicamento de outra forma como:

Via Sublingual: Alguns medicamentos são colocados debaixo da língua para serem absorvidos diretamente pelos pequenos vasos sanguíneos ali situados. 
Via Retal: Muitos medicamentos que são administrados por via oral podem também ser administrados por via retal, em forma de supositório. Nessa forma, omedicamento é misturado a uma substância cerosa, que se dissolve depois de ter sido inserida no reto.
Via Transdérmica: Alguns medicamentos podem ser administrados pela aplicação de um emplastro à pele. Essas substâncias, às vezes misturadas a um agente químico que facilita a penetração cutânea, atravessam a pele e chegam à corrente sanguínea.
Inalação: Algumas substâncias, como os gases utilizados emanestesia e os medicamentos contra a asma em recipientes aerossóis de dose medida, são inaladas. Essas substâncias transitam através das vias respiratórias diretamente até os pulmões, onde são absorvidas pela circulação sanguínea.

4) Explique por que muitos medicamentos não devem ou não podem ser administrados por via oral.
Por que alguns medicamentos administrados por via oral irritam o...
tracking img