Odisseia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colegio Àguia
Data:14/06/12
Nome:Sarah Paula dos Santos
Prof:José Anderson

Resenha do Livro Odisseia

No monte Olimpo,residência dos deuses gregos,palasAtenas ,deusa da sabedoria,pedia a seu pai Zeus , deus dos deuses,que permitisse o regresso de Ulisses á sua terra. O herói grego Ulisses,ou Odisseu,estava aprisionado nunailha no meio do oceano pela ninfa Calipso. Zeus cedeu á defesa de Ulisses feita por sua filha e permitiu que Hermes,mensageiro dos deuses,fosse ate a ilha ordenar Calipso quelibertasse o prosioneiro .Ulisses,havia vinte anos,desde que ele partira com esquadra grega para tróia,para resgatar Helena ,mulher de Menelau , rei de Esparta.

A guerra terminada,começou oassédio.todos os homens solteiros e de posses que habitaram a ilha começaram a pressionar Penélope para que se conformasse com a sua aparência viuvez e escolhesse aquele quesucederia Ulisses no trono. Era essa a situação em Ítaca,quando Atena,disfarçada de homem,então no palácio e conversou com Telêmaco.Apesar da oposição dos pretendentes e dos demaiscidadãos de Ítaca,Telêmeco partiu em companhia de Atena,que assumira as feições de Mentor,um velho amigo de Ulisses.

O rei dos feaces cumpriu sua palavra e ,dois dias depois, Ulissesfinalmente beijava a praia de ìtaca,de onde partira vinte anos antes.Desgostoso,Ulisses viu-se transformado em velho e andrajoso andarilho.Telêmeco,ao chegar,cumprindo as recomendações de Atena.Atena agora invisível, recuperou seu aspecto original e deu-se a conhecer ao filho.A rainha então decidiu propor uma competição aos pretendentes.Aquele que conseguisse vegar o arco de Ulisses eatravessar com uma flecha os doze machados,obteria sua mão.Os pretendentes ficaram estarrecidos,mais ainda quando Telêmaco,empunhando a longa espada,se colocou ao lado do pai. Eu sou Ulisses,a reação...
tracking img