Psicologia comunitaria

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 17 de março de 2013
Tipos de organizações que um psicólogo pode atuar através da Psicologia Comunitária.
Os tipos de organizações que um psicólogo pode atuar através da psicologia comunitária podem ser governamentaisou ONGs com ou sem fins lucrativos e terceiro setor, sabemos que a intervenção da psicologia comunitária tem como finalidade aliviar problemas das pessoas e prevenir as suas dificuldades. Então podemosatuar com comunidades, em bairros, hospitais, associações de moradores, sindicatos, empresas, escolas, universidades, creches, comunidades terapêuticas, condomínios e em qualquer grupo de pessoas comum problema em comum.
Uma das áreas onde podemos atuar é na saúde publica, desenvolvendo ações de promoção da saúde, tendo como pano de fundo a noção de autonomia e cidadania. O papel do psicólogodeixa o aspecto curativo e passa a ser de agente facilitador e potencializador de diversas formas de protagonismo social (campos, 2.000).
Pode-se trabalhar com diversos grupos específicos, porexemplo: grupos de pessoas que sofrem de obesidade, doença que atinge 10% da população brasileira, cerca de 17 milhões de pessoas, grupos de hipertensos, desenvolvido em parceria com médicos e enfermeiros.Devem-se trabalhar os aspectos psicológicos desses problemas de saúde, contribuindo com uma visão integral do ser humano e de seu processo de adoecimento/sofrimento.
Com grupos de mulheres queapresentam de depressão e ansiedade, tendo como objetivo a reflexão e a partilha de experiências enfocando as relações pessoais, projetos de vida, a sexualidade e diversos outros aspectos. Algo importantenos grupos é enfatizar e articular a singularidade da historia de vida do sujeito a um contexto social mais amplo. Dentro dos trabalhos em grupo podemos promover o fortalecimento de vínculos desolidariedade, o que traz o sentimento de pertencimento e empoderamento aos sujeitos que participam.
Outra área de atuação da psicologia comunitária é na assistência social, fazendo o levantamento junto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia comunitaria
  • Psicologia Comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • Psicologia comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • psicologia comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITARIA
  • psicologia comunitária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!