Autoclave

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Temperatura
Calor
O uso do calor é o método mais utilizado e eficaz para a eliminação de microrganismos, sendo econômico e de fácil aplicação. Portanto, é o método de escolha para o controle do crescimento microbiano, desde que a sua utilização não destrua o material ao qual será aplicado.
O uso do calor é um dos mais importantes fatores ambientais que afetam a velocidade de crescimento demicrorganismos e leva a desnaturação de proteínas, à perda da integridade da membrana e também a quebra de moléculas de DNA, o que acarreta a morte da célula. A temperatura é considerada letal é especifica para cada microrganismo; de forma similar, o tempo necessário para eliminar toda a população depende do número de células, da espécie de microrganismo, da natureza do produto sendo aquecido e dopH.
A maioria das formas vegetativas de bactérias é eliminada a 70°C após 5-10 minutos, enquanto os endósporos bacterianos são destruídos apenas acima de 100°C. Os esporos de fungos, cuja função básica é a disseminação pelo ambiente e não a resistência, são sensíveis a temperaturas superiores a 80°C, e as formas vegetativas são geralmente eliminadas acima de 60°C.
Métodos que empregam o calorúmido
Autoclave
Este método emprega um equipamento denominado autoclave, que utiliza o vapor d’água sob pressão. O funcionamento da autoclave pode ser comparado ao de uma panela de pressão, sendo formada por um recipiente metálico no qual o vapor d’água será submetido a um valor de pressão superior da pressão atmosférica. O equipamento também apresenta uma válvula de ajuste da pressão, umnanômetro e uma válvula de segurança, alem de uma fonte externa de calor. Os materiais que precisam ser esterilizados são dispostos com prateleiras ou cestas, e o recipiente é hermeticamente fechado. Há autoclaves verticais e horizontais nas primeiras, a água é normalmente aquecida no interior do próprio equipamento e são mais comuns para esterilização de pequenas quantidades de materiais, enquanto nasautoclaves horizontais é freqüente o uso de sistemas de tubulação que fornecem vapor d’água gerado fora do equipamento. Os modelos horizontais podem ter dimensões variáveis, facilitando o manuseio do material antes e após a autoclavação, por isso são muito comuns em hospitais e clinicas.
Todo o material submetido à autoclavação é esterilizado. Os esporos de C. botulinum são eliminadosrapidamente a 121°C; já a 100°C seriam necessários 5.5 horas para eliminá-los. Ao desligar a fonte externa de calor, no fim do processo, deve-se esperar a pressão interna diminuir até que o valor externo (que é indicado pelo nanômetro), e só então abrir a tampa da autoclave para retirar o material já autoclavado.
A duração do processo de autoclavação depende do volume liquido a ser esterilizado, uma vezque mais tempo é necessário para que maiores volumes atinjam a temperatura de 121°C. além disso, os itens devem estar bem espaçados no interior da autoclave, para que o vapor d’água possa circular.
O processo de autoclavação é utilizado para a esterilização de diversos matérias, como meios de cultura para o uso em laboratórios, algumas soluções e vidrarias. No ambiente hospitalar, roupas, fios desutura e bandagens também podem ser esterilizados por esse mecanismo. Para que a esterilização seja atingida, os materiais devem entrar em contato direto com o vapor d’água; para isso, são colocados na autoclave em embalagens fechadas que devem permitir o contato dos artigos com o vapor, mas que vão manter sua esterilidade ao fim do processo, quando a autoclave é aberta e as embalagens precisam serestocadas estéreis.
Os indicadores que demonstram a eficácia do método de autoclavação podem ser químicos ou biológicos e devem ser colocados onde o vapor d’água chega com mais dificuldade no interior da autoclave, como no meio da camâra. Existem diversos tipos de indicadores químicos que são usados para demonstrar que houve exposição ao processo de autoclavação e para distinguir as...
tracking img