Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS BÁSICOS EM FARMACOLOGIA
 
Farmacologia pode ser definida como a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos. Segundo Paul Erlich:
 
“A AÇÃO DE UMA DROGA DEVERÁ SER ENTENDIDA EM TERMOS DE INTERAÇÕES QUÍMICAS CONVENCIONAIS ENTRE AS DROGAS E OS TECIDOS“
 
Droga: qualquer substância de origem natural (animal, vegetal, microbiológica,mineral), sintética ou semi-sintética que ocasiona uma alteração no funcionamento biológico por suas ações químicas sobre o organismo vivo.
Efeito benéfico   -    fármaco   - Farmacologia
Efeito tóxico   - agente tóxico   - Toxicologia
 
* O OBJETIVO DO USO DE UM FÁRMACO É UTILIZÁ-LO NO TRATAMENTO, PROFILAXIA E DIAGNÓSTICO
 
* VEÍCULO FARMACOLÓGICO: MEIO EM QUE A DROGA SE ENCONTRADISPERSA
* FORMA FARMACÊUTICA: É COMO A DROGA SE APRESENTA PARA USO: xarope, comprimido, cápsula, drágeas, injetáveis, líquidos, pomadas, etc.
 
O estudo das interações entre as drogas e o organismo é feito através de duas vertentes da Farmacologia : FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA
 
1. A FARMACOCINÉTICA ESTUDA AS AÇÕES DO ORGANISMO SOBRE AS DROGAS. Absorção (vias de administração),distribuição, metabolização, excreção.
 
2. A FARMACODINÂMICA ESTUDA AS AÇÕES DAS DROGAS SOBRE O ORGANISMO. Estuda os efeitos fisiológicos, bioquímicos e o mecanismo de ação dos fármacos.
 
 
OS MANDAMENTOS PARA O USO ADEQUADO E ADMINISTRAÇÃO DE DROGAS:
• DIAGNÓSTICO CORRETO
• DROGA CORRETA
• DOSE CERTA
• VIA DE ADMINISTRAÇÃO ADEQUADA
• HORÁRIO MAIS APROPRIADO
 
Para garantir eficáciaterapêutica, o médico deve avaliar previamente:
* A relação eficácia/toxicidade
* Variabilidade individual na resposta
* Interações farmacológicas
 
Identificação:
1. NOME QUÍMICO:   N - ( 4-HIDROXIFENIL ) ACETAMIDA
2. NOME GENÉRICO: ACETAMINOFEN
3. NOME DE MARCA OU FANTASIA ( ® ): TYLENOL
 
Denominação Comum Brasileira (DCB) - denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativoaprovada pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária.
 
Denominação Comum Internacional (DCI) - denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo recomendada pela Organização Mundial da Saúde.
 
Nome comercial: designação do produto, para distingui-lo de outros, ainda que do mesmo fabricante ou da mesma espécie, qualidade ou natureza.
 
Remédio: palavra utilizada peloleigo como sinônimo de medicamento. Na realidade remédio pode ser considera todo e qualquer dispositivo que sirva para tratar o doente ou que alivie uma condição não desejada. Um banho frio, uma bolsa de gelo, uma massagem, um medicamento, entre outros, são exemplos de remédios.
 
Fármaco: substância química conhecida e de estrutura química definida, dotada de efeito terapêutico e que é oprincípio ativo do medicamento.
 
Droga: qualquer substância capaz de alterar uma determinada função biológica através de suas ações químicas.
 
Medicamento: produto farmacêutico, tecnicamente elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnósticos. É uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco, geralmente, em associação com adjuvantes farmacotécnicos.Preparações com drogas de ação farmacológica que são utilizadas de acordo com suas indicações e propriedades. Pode ser magistral ou oficinal.
 
Medicamento oficinal: medicamentos que são preparados nas próprias farmácias de acordo com normas e doses estabelecidas nas farmacopéias e com uma designação uniforme. A farmacopéia é o livro que oficializa as drogas de uso corrente e consagradas como eficazese úteis.
 
Medicamento magistral: é aquele preparado por manipulação em uma farmácia a partir de uma fórmula prescrita por um médico. O medicamento magistral requer uma elaboração artesanal, personalizada e precisa que confere a preparação qualidade, segurança e eficácia
 
Especialidade farmacêutica: são medicamentos de fórmula conhecida, ação comprovada, com uma forma estável e que são...
tracking img