Familia contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Curso DE SERVIÇO SOCIAL

EMMELINE GOMES DE SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL

UMA ANALISE DA FAMILIA CONTÊMPORANEA

Itamaraju
2011

EMMELINE GOMES DE SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL
Uma Analise da Familia Contemporanea

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociologia.

Orientador:Profº.

Itamaraju
2011

Introdução

Todas estas transformações psico-sócio-económicas da família não aconteceram simultaneamente em todo o mundo ocidental, nem sequer em todas as sociedades ou comunidades do mesmo Estado. No entanto, as investigações dos diversos autores demonstram que, para a reconstrução da família “normal” depois da II Grande Guerra Mundial, as políticas sociaisassentavam em que as mulheres estavam disponíveis para o trabalho doméstico e para cuidar das crianças e dos velhos, sem auferirem salário.
Para isso, muito contribuíram as teorias psicanalíticas de Bowlby (1951/53) que enfatizavam a relação mãe/bébé permanente como essencial ao pleno desenvolvimento das crianças. Este foi um dos períodos mais negros da história das mulheres que, em pleno séc. XX, se viamna eminência de nunca mais se desenvencilharem do trabalho doméstico e de se afirmarem como uma pessoa válida para qualquer tipo de trabalho.
As análises sociológicas das famílias do séc. XX consideravam a família como “uma unidade homogénea, cuja posição social derivava exclusivamente da posição ocupacional do chefe da família” (Saraceno, 1992). Este trabalhava fora a tempo inteiro, sendo o“ganha-pão” e a esposa, se trabalhasse, mal dava para os “alfinetes”, dependendo, assim, do apoio financeiro do marido. As mulheres das classes mais baixas que trabalhavam fora, sobretudo em part-time, faziam o serviço doméstico das classes mais elevadas, enquanto que as das classes médias trabalhavam em casa.
Segundo Chiara Saraceno, apenas na investigação sobre o quotidiano das famílias operáriasfrancesas de Chombart de Lauwe (1956), o trabalho doméstico feminino é valorizado, sendo descrito como de grande peso e de enorme fadiga. Esta investigação fornece elementos importantes para a análise da cultura material, em que se combinam hábitos alimentares com relações de género e condições materiais, documentando com uma atenção e riqueza antropológicas, a quantidade e qualidade do trabalhodoméstico necessário para manter uma família.
A economia familiar, a divisão sexual do trabalho bem como a posição de cada família face à sociedade fazem com que Saraceno conclua na sua investigação que a família, mais do que espaço de intimidade e proximidade, é uma unidade económica de oferta de mão de obra como se duma classe social se tratasse.
Afinal, as famílias modernas não lucraram com odesaparecimento da s
ociabilidade, nem beneficiaram de melhores condições em relação às famílias medievais.
Por um lado, as políticas familiares do Estado não conseguem responder às suas reais necessidades. A precariedade do trabalho e as épocas de crise económica são constantes, obrigando as famílias a um corre-corre aproveitando todo e qualquer trabalho. Já quase não há tempo e espaço para olazer. Sob o ponto de vista da intimidade e da maior proximidade entre os seus parcos membros, a família actual nuclear isolada priva, com muita sorte, das 20 horas às 7 horas da manhã.
Por outro lado, a estratificação social mantém-se pelos casamentos endogâmicos e pelo ensinamento dos filhos de acordo com os valores e a experiência profissional e de classe dos pais.
Como sabemos, os pais da classetrabalhadora, operária, continuam a incutir nos filhos o espírito de sacrifício e o valor do trabalho e a ensinar obediência, solidariedade e papéis sexuais diferenciados, enquanto que os pais das classes mais elevadas, de profissões liberais, transmitem papéis sexuais mais flexíveis.

O pai do Positivismo e sua influência no Brasil

Comte foi um pensador francês que além de fundar o...
tracking img