Falacias do pe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Falácias do Planejamento Estratégico

A Escola do Planejamento dentro do planejamento estratégico ficou conhecida por seguir os conceitos da escola de design e formalizar o processo estratégico,criar etapas e deixar o planejamento um processo mais estruturado e formalizado.
Esse processo por sua vez, acabou por deixar muitas lacunas dentro de sua formação, as chamadas “Falácias doPlanejamento Estratégico” foram formuladas e discutidas por Henry Mintzberg, o autor analisou os problemas a cerca do planejamento estratégico e sua queda como processo. Em sua obra "The Fall and Rise ofStrategic Planning", Henry Mintzberg declara a queda do planejamento estratégico devido a formalidades e burocracias que não se encaixavam mais no cenário atual das organizações, entre sua contextualizaçãoele dividiu e separou as chamadas “Falácias” em grupos, contextualizando cada uma delas.
Falácia da Predeterminação: Essa foi a primeira falácia e problema detectado por Mintzberg dentro doplanejamento estratégico, em seu conceito ela formula uma suposição que as organizações tem o poder de prever situações futuras, o que para Mintzberg é um grande erro dentro da ação estratégica, em sua síntesede definição podemos concluir que a previsão se torna muito difícil quando há presença de situações inesperadas, a solução seria não tentar prever situações adversas, mas tentar estar pronto parasolucionar tais problemas. “Previsões de longo prazo (dois anos ou mais) são notoriamente imprecisas” (Hogarth e Makridakis, 1981)
Falácia do Desligamento: Essa falácia afirma que dentro do planejamentoestratégico os executivos de alta gerência devem deixar de lado detalhes operacionais de menor alcunha e somente focar no pensamento estratégico, essa suposição foi duramente criticada por Mintzberg,que afirmou ser um erro perigoso para a organização e seu planejamento, “ Afirmamos que tudo isso é perigosamente falacioso. Gerentes desligados, juntamente com planejadores abstraídos, não só fazem...
tracking img