Fala e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 FALA

É a verbalização da língua, de forma individual, cabe ao individuo opinar sobre os elementos linguísticos que deseja utilizar para expressar sua fala, sua necessidade, a situação, sua cultura, a sociedade devem ser levados em conta. Pois, conhecemos o que falamos e o que nos falam, mesmo que essa linguagem não seja exatamente como as que usamos.

ORIGEM DA FALA

Mediante Rodrigues,2009, inicialmente, a fala se dava através de mímicas, gestos, batidas, pulos e gritos, que representavam a comunicação. Não havia a existência de uma linguagem comum. Com a evolução humana, evoluiu também a comunicação. A necessidade de adaptar-se a sociedade, pois o homem começou a se interagir e daí o nascimento das línguas e o surgimento da utilização da voz e não mais da expressão corporal.Mudanças biológicas custaram a acontecer somente o homo sapiens, mais próximo ao homem moderno que conseguiu resistir a essas transformações.

FALA: SUAS CONTEMPORANEIDADES

Conforme Rodrigues, 2009, a comunicação antes simbólica, hoje é extremamente aprimorada diariamente. O nascimento das línguas e suas multiplicações, até o momento não há comprovações do por que dessa variedade delínguas.
Atualmente há quase 6.500 línguas diferentes, sendo que as menos faladas (línguas minoritárias, dialetos) estão vulneráveis ao desaparecimento, o que causa uma grande perda cultural, quando perdemos uma língua, perdemos a história de um povo, fato este, irreversível, jamais recuperado:

A fala (enquanto manifestação da pratica oral) é adquirida naturalmente em contextos informais do dia a diae nas relações sociais e dialógicas que se instauram desde o momento em que a mãe dá o primeiro sorriso ao bebê.  (MARCUSCH, 2010, p.18).


Pois, com a globalização, a necessidade de comunicarmos de uma forma mais padronizada, torna mais fácil o desaparecimento dos dialetos e das línguas menos faladas.





VARIÁVEIS DA FALA

A fala sofre algumas variáveis e deve ser levada em conta,o receptor da mensagem, qual linguagem a ser utilizada para que a comunicação seja repassada da melhor forma possível, sem que haja incompreensão, vejamos essas variáveis: Coloquial-popular: é a fala utilizada pela grande parte da sociedade, diariamente, de forma informal, espontânea, sem preocupação das regras linguísticas; Formal-culto: é a fala utilizada pelas pessoas de maneira formal, compreocupação das regras, o vocabulário é mais utilizado.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA FALA

Devido ao uso de diferentes tipos de linguagem, alguns fatores influenciam a fala, sendo eles: Fatores regionais: dependendo da localização (moradia) o individuo utilizada a fala de forma diferenciada. Exemplo: aquele que mora no interior, fala de forma diferente a mesma palavra daquele que mora na cidade;Fatores culturais: o nível de escolaridade e sua formação cultural. Exemplo: Um individuo que tem formação escolar, utiliza a linguagem de maneira diferente daquele que não tem formação escolar; Fatores contextuais: variável, depende da situação, se conversamos com nossos amigos, utilizamos de uma linguagem informal, se estamos discursando para um público formal, certamente utilizaremos alinguagem formal; Fatores profissionais: as atividades desempenhadas de formas técnicas utilizam-se linguagem técnica. Exemplo: Termos utilizados por médicos, engenheiros, as áreas de informática, direito. Os termos utilizados são compreendidos apenas por indivíduos do mesmo grupo e de grande dificuldade de compreensão por leigos; Fatores naturais: a utilização da linguagem por crianças é diferentequando se torna adulto, a idade e o sexo influenciam na diferenciação linguística.
A fala é a forma de produção textual-discursiva na modalidade oral e que não necessita de uma tecnologia além do aparato fisiológico do próprio ser humano e da inserção deste em um determinado grupo linguístico.

CARACTERÍSTICAS DA FALA

È caracterizada a fala, de acorde com o uso da língua em forma de sons e...
tracking img