Exercicios pds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS DE TRANSMISSAO DIGITAL
Considere o esquema simplificado de um sistema de comunicações digital abaixo:

1) A) Descreva, sucinto, as funções principais de cada um dos blocos constituintes .
a) codificador de fonte
O codificador de fonte é responsável pela redução ou eliminação de qualquer redundância (decodificação, interpixel, ou psicovisual) presente na imagem de entrada. Suafunção normalmente pode ser modelada por uma série de três operações independentes, cada operação está projetada para reduzir uma das três redundâncias. No primeiro estágio do processo de codificação de fonte, o mapeador transforma os dados de entrada em um formato (geralmente não visível) projetado para reduzir as redundâncias interpixel da imagem de entrada. Esta operação geralmente é reversível epode, ou não, reduzir diretamente a quantidade de dados exigidos para representar a imagem. A codificação por comprimento de cadeia ( Run-length encoding ) é um exemplo de um mapeamento que resulta diretamente na compressão de dados. A representação de uma imagem por um conjunto de coeficientes de transformadas matemáticas, por outro lado, é um exemplo de caso em que o mapeador transforma a imagem emuma série de coeficientes, cujas redundâncias são mais acessíveis aos estágios posteriores do processo de codificação.

b) codificador de canal
O codificador e o decodificador de canal exercem uma importante função no processo global decodificação e decodificação nos casos em que o canal da figura 3 estiver contaminado por ruído ou sujeito a erro. Eles são projetados para reduzir o impacto doruído do canal através da inserção de uma forma controlada de redundância nos dados provenientes do codificador de fonte.Uma das técnicas mais úteis e conhecidas de codificação de canal foi concebida por R.W. Hamming [Hamming 1950]. Esta técnica consiste em se adicionar bits suficientes aos dados que estiverem sendo codificados, a fim de assegurar que um número mínimo de bits deve variar entre aspalavras-código válidas. Hamming mostrou, por exemplo, que se 3 bits de redundância forem adicionados a uma palavra de 4 bits, de forma que a distância 1 entre duas palavras-código válidas seja 3, todos os erros que atinjam somente um bit podem ser detectado se corrigidos. (Através da atribuição de bits de redundância adicionais, erros em múltiplos bits podem ser detectados e/ou corrigidos). Ocódigo Hamming (7,4) possui palavras-código de 7bits de h1 h2... h 6 h7 associadas aos números binários de 4 bits b3 b2 b1 b0 através das expressões lógicas.
c) modulador
É um circuito eletrônico que realiza a modulação de uma portadora de radiofrequência (RF) por um sinal contendo uma informação (geralmente sinal de vídeo ou de áudio).
Basicamente ele consiste de um circuito oscilador que gerao sinal de portadora (RF) e mais um circuito combinador/misturador (o modulador em si) podendo ainda haver uma etapa amplificadora. O sinal de saída resultante é encaminhado a uma antena ou cabo coaxial.

d) canal
Meio onde será envia da informação, radio frequência, sinais elétricos, luz, entre outros.

e) demodulador
Os demoduladores mais comuns têm quatro funções. Um demodulador demodulação de amplitude em quadratura (QAM) pega um sinal de rádio frequência, que contém informações codificadas variando tanto a amplitude quanto a fase da onda, e converte-o em um sinal simples que pode ser processado pelo conversor analógico-digital (A/D). O conversor A/D pega o sinal, que varia em voltagem, e converte-o em uma série de 1s e 0s digitais. Um módulo de correção de erros entãoverifica a informação recebida comparando-a a um padrão pré-definido, de modo que os problemas na transmissão possam ser encontrados e reparados. Na maioria dos casos, os quadros de rede, ou grupos de dados, estão no formato MPEG, então um sincronizador de MPEG é utilizado para certificar-se de que os grupos de dados permanecem em ordem.

f) decodificador de canal
O Codificador de Fonte...
tracking img